What If…. Conheça o conceito, origem e detalhes da primeira animação da Marvel Studios para o Disney+.

Nos filmes que compõe o universo compartilhado da Marvel Studios, a coerência entre as informações que foram apresentadas, quase nunca foram ignoradas pelas produções subsequentes. Este fato é um dos principais motivos pelos quais tantos filmes cativaram milhares de diferentes pessoas.

A maestria da organização e continuidade administrada por Kevin Feige, é o ponto responsável por trazer vitalidade ao MCU. Porém, a tão importante linearidade pode estar próxima de seu fim e, pelo o que tudo indica, ainda assim, não iremos perder a já estabelecida e frequente “coerência”.

Pode parecer confuso, mas o que queremos dizer é que com a chegada de temas como viagem no tempo e multiverso, irão ser abertas gamas ainda maiores de possibilidades e “desculpas” para fugir de decisões tomadas até então pelo MCU. Mudando as regras de tudo que já conhecemos.

Nas HQs, esse tipo de coisa já não é novidade há décadas. Porém, no cinema e na TV, estamos entrando com um passo de cada vez nestes conceitos. Só que, com a futura estreia da animação “What If…?”, estes calmos passos podem se tornar um belo de um mergulho nas loucuras da criatividade.

Com isso, venha com o Sanatório Geek para descobrir o porquê devemos ficar ainda mais empolgados com a vindoura animação do MCU para o Disney+!

O que é “What If?”?

Quadrinhos  What If...?

Adaptada para o português com o título “O que Aconteceria Se…”, “What If?” é uma franquia de quadrinhos publicada pela Marvel Comics. Com 11 séries lançadas ao longo dos anos, sendo a primeira publicada entre 1977 e 1984, essa saga possui o conceito de reimaginar os eventos do universo da Marvel.

Apresentadas por um narrador onisciente acerca dos fatos originais e dos alterados, os leitores são guiados através de histórias que partem de pontos chaves de outras HQs. Dessa maneira, imaginando o que poderia ter acontecido se os eventos tivesses tomado um rumo diferente do original.

Nosso primeiro narrador e, por muitas vezes, personagem importante de outras sagas da Marvel Comics, foi o alienígena Uatu. Porém, as histórias já foram comandadas por outros narradores, até mesmo por um hacker.

A adaptação para o MCU

What If...?: Descubra tudo que sabemos sobre a futura série animada da Marvel

O anúncio de que a série esporádica de quadrinhos “What If?”, viria ser adaptada pela Marvel Studios para o Disney+ veio no Dia dos Investidores da Disney, em 19 de abril de 2019. Após isso, diversos outras confirmações vieram ao público durante a San Diego Comic Con do mesmo ano.

Tivemos a confirmação de que Bryan Andrews seria o diretor e A.C. Bradley iria comandar os roteiros dos episódios que iriam trazer boa parte do elenco do MCU de volta. Os 26 intérpretes confirmados iriam retornar aos seus famosos papéis, dessa vez, para dublar.

Então, em dezembro de 2019, Kevin Feige revelou que a temporada debutante seria composta por 10 episódios. Não só isso, ele também confirmou que uma 2ª temporada, também com 10 capítulos, já estava em pré-produção. Sendo que a data para a estreia do show estaria cravada para meados de 2021.

Até agora, tivemos alguns vazamentos de imagens promocionais e outras informações, mas boa parte de nosso hype só veio a ser alimentado em dezembro de 2020, onde no Dia dos Investidores, tivemos o primeiro trailer – e único até então – para o programa.

Quem é Uatu, o Vigia?

images 2
Reprodução: Disney

Como comentamos anteriormente, essas histórias alternativas são sempre narradas por algum personagem onisciente dos fatos originais e dos alterados. E na maior parte das vezes, temos Uatu – também apelidado de O Observador – um ser extraterrestre da raça chamada de Vigias.

Essa raça possui a missão de observar e registrar os eventos que ocorrem através do universo, sem interferir de nenhuma forma neles. Nisso, temos Uatu, o qual se estabelece na Lua para observar a Terra e as suas demais realidades alternativas e outras dimensões.

Apesar de terem a importante regra de que não devem intervir de forma alguma em nenhum tipo de conflito observado, Uatu, por vezes, já quebrou suas ordens em pró do bem dos heróis da Terra.

Curiosamente, estes seres alienígenas já foram apresentados no MCU, tendo feito duas aparições nas cenas de cameo de Stan Lee em Guardiões da Galáxia Vol.2. Porém, mesmo que estas cenas sejam canônicas para este universo, por enquanto, não podemos contar com o mesmo para animação.

Quem é Jeffrey Wright?

images
Reprodução: Marvel/HBO

Junto do confirmação de que teríamos o Vigia em “What If…?”, também soubemos quem seria o seu dublador (no idioma original, o inglês). E ele será o ator e produtor Jeffrey Wright. Pode não parecer, mas certamente, você já o viu interpretando algum personagem nos cinemas ou na televisão.

Com 55 anos, o ator possui diversas indicações a prêmios em sua carreira, sendo que ele já foi premiado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme, tanto no Emmy quando no Globo de Ouro. Ambas as vitórias vieram por seu trabalho na minissérie Angels in America (2003).

Agora, para facilitar um pouco mais a lembrança do ator, muitos podem o reconhecer por interpretar o personagem Beetee na saga Jogos Vorazes, Felix Leiter na mais recente franquia de 007 e por Bernard Lowe, na aclamada série original da HBO, Westworld.

O próximo projeto em que nós poderemos conferir o trabalho do ator, será em The Batman, o tão aguardado filme do mais famoso detetive da DC Comics. Ele irá interpretar o comissário Gordon que, previamente, já havia sido encarnado pelos talentosos Gary Oldman e J. K. Simmons.

O episódio especial de Agentes da S.H.I.E.L.D.

What If... Agentes da S.H.I.E.L.D

Sendo uma das primeiras séries ligadas diretamente ao MCU, fato que recentemente tem sido negligenciado pela própria Disney, Agentes da S.H.I.E.L.D. estreou em 2013 e foi transmitida até agosto de 2020. Sendo encerrada com 136 episódios e 7 temporadas completas.

O seriado, que traz o adorado agente Phill Colson (Clark Gregg) de volta aos holofotes, teve os seus períodos de fama em meio ao seu tempo de vida. E, com certeza, um dos mais memoráveis e elogiados momentos ocorreu durante o arco de sua 4ª temporada.

Dizemos isso pois o seu décimo sexto episódio, chamado de “What If…” (traduzido para “Se Acaso…”, também para “E se?”), muito além de ser apenas uma mera referência para a série de HQs de mesmo nome, sendo até mesmo, uma adaptação oficial dela.

Veja também:

+Marvel Studios: Guia definitivo de lançamentos da Fase 4 do MCU

+Invasão Secreta: Emilia Clarke entra para o elenco da série da Marvel no Disney+

Neste capítulo, os protagonistas são aprisionados dentro de uma realidade simulada, onde a Hidra tomou conta do mundo. Tendo apenas Daisy e Simmons em plena consciência, os demais personagens estão todos inseridos e convencidos de suas vidas alternativas, até mesmo com alguns sendo vilões.

O elenco de dubladores de “What If…?”

What If...?: Descubra tudo que sabemos sobre a futura série animada da Marvel

Assim como dissemos anteriormente, foram revelados alguns dos nomes que voltarão para interpretar as versões alternativas de seus famosos personagens no MCU. Muitos deles nos deixam ainda mais animados para a não tão distante série animada do Disney+.

Por isso mesmo, confira logo abaixo os nomes confirmados:

  • Mark RuffaloBruce Banner / Hulk;
  • Tom HiddlestonLoki;
  • Chris HemsworthThor;
  • Natalie PortmanJane Foster;
  • Jeremy RennerClint Barton / Gavião Arqueiro;
  • Josh BrolinThanos;
  • Samuel L. JacksonNick Fury;
  • Sebastian StanBucky Barnes / Solado Invernal;
  • Chadwick BosemanT’Challa / Pantera Negra;
  • Michael B. JordanErik Killmonger;
  • Stanley TucciDr. Abraham Erskine;
  • Dominic CooperHoward Stark;
  • Karen GillianNebulosa;
  • Hayley AtwellPeggy Carter;
  • Neal McDonoughDum Dum Dugan;
  • Toby JonesArmin Zola;
  • Paul RuddScott Lang / Homem-Formiga;
  • Michael DouglasHank Pym;
  • Michael RookerYondu;
  • Sean GunnKraglin;
  • Djimon HounsouKorath;
  • Jeff GoldblumGrão-Mestre;
  • Taika WaititiKorg;
  • Chris SullivanTaserface;
  • David Dastmalchian – Kurt;
  • Frank GrilloBrock Rumlow / Ossos Cruzados.

Além destes, não podemos nos esquecer de que Jeffrey Wright será o Vigia e que, muitos outros personagens famosos pelos filmes já foram vistos em materiais promocionais da série, como a Capitã Marvel, Stevie Rogers, Tony Stark e Doutor Estranho.

Porém estes, como outros, não tiveram confirmação de retorno até o momento de publicação deste artigo.

O último trabalho de Chadwick Boseman no MCU

O último trabalho de Chadwick Boseman no MCU

Dificilmente algum de nós não ficou abalado com a triste notícia de que o talentoso ator Chadwick Boseman, havia falecido em agosto de 2020. Ele vinha lutando contra um câncer por 4 anos, e mesmo com o sofrimento de todo este processo, Chadwick nunca deixou de trabalhar com aquilo que amava.

Chadwick voltou a ser referenciado recentemente por conta do Oscar 2021. Ele foi indicado a um dos prêmios principais da noite, o de Melhor Ator. Apesar de não ter ganho na categoria, o seu filme, A Voz Suprema do Blues, acabou recebendo os prêmios de Melhor Figurino e Melhor Maquiagem e Penteados.

Muitos podem pensar que os trabalhos de Chad não terão mais novidades, porém, “What If…?” chegará como a produção de despedida do ator para o seu tão referenciado papel como o wakandano T’Challa.

Este é um fato importante pois, apesar de termos a confirmação de uma sequência de Pantera Negra (2018), a Marvel Studios não irá trazer o uso de CGI para trazer o ator de volta, nem mesmo o substituindo por outro profissional.

Além disso, o subtítulo da sequência, muito provavelmente, foi dado em homenagem a Chadwick, sendo que o futuro filme da Fase 4 do MCU, irá se chamar Pantera Negra: Wakanda Forever (traduzido livremente para Wakanda Para Sempre).

Os possíveis episódios de “What If…?”

image 1
Reprodução: Disney

Com certeza uma das maiores dúvidas sobre “What If…?” é sobre quais histórias serão abordadas ao longo de seus 10 episódios debutantes. Eles podem muito bem ser cem porcento fiéis aos arcos de algumas de suas HQs, podem apenas às referenciar ou, até mesmo, trazer histórias completamente inéditas.

Fato é que, todos os capítulos irão ser totalmente inspirados pelos eventos de filmes que fazem parte do MCU. Não é à toa que muitos dos atores oficiais da Marvel Studios irão reprisar seus papéis na animação.

Porém, por enquanto, nada pôde suprir com totalidade a nossa tamanha curiosidade pelo o que vêm pela frente. Com isso, abaixo estarão listadas algumas das principais dicas dadas pelo trailer e artes promocionais da série, os quais podem fortemente indicar as tramas de boa parte dos capítulos.

  1. Peggy Carter receberá o soro de supersoldado e se tornará a Capitã Britânia.Stevie Rogers, irá se tornar o Homem de Ferro, após Howard Stark criar a armadura.
  2. Uma versão mirim de T’Challa será raptada pela gangue espacial de Yondu, no lugar do jovem Peter Quill. Com isso, ao invés de se tornar o rei de Wakanda e o Pantera Negra, ele será o Senhor das Estrelas.
  3. Doutor Estranho terá de lidar com uma versão corrompida de si mesmo, possivelmente, um Stephen Strange que sucumbiu às influências de Dormammu;
  4. Baseando-se na famosa série Marvel Zombies, Bucky Barnes, o Soldado Invernal, terá de enfrentar uma versão zumbificada do Capitão América (não se sabe se este será Stevie Rogers);
  5. Em uma imagem, podemos ver Gamora vestida com às vestimentas douradas de Thanos. Além disso, ela carrega em mãos a espada giratória do pai, o que pode indicar uma posse da missão do Titã;
  6. Uma versão estilizada da armadura Hulkbuster pode ser vista em uma imagem. Isso pode indicar que Tony Stark não voltará do buraco de minhoca, como em Vingadores. Mas, sim, ficará preso em Sakaar;
  7. Em uma arte vazada, pode-se observar vários heróis reunidos, todos em suas versões descritas acima. Eles estão acompanhados do Vigia, e possuem o título de “Guardiões do Multiverso”.
poster what if guardioes do multiverso legadodamarvel 1064x1536 1
Suposta arte vazada com os “Guardiões do Multiverso”

A destas quase certezas, alguns outros materiais nos mostram uma versão de Loki com um cetro, o que pode indicar a sua posse no trono de Asgard. Temos uma variação do Thor intitulada como “Thor Festeiro”. Por fim, uma imagem que apresenta o Colecionador, mais musculoso do que o habitual.

Revelações da roteirista de “What If…?”

Remini20210516161121537
Reprodução: Disney

A já comentada roteirista da animação, A. C. Bradley, também é a showrunner e uma das produtoras de “What If…?”. E em janeiro deste ano, por meio de sua conta oficial no Twitter, ela respondeu à pergunta de um internauta acerca de detalhes de elenco. Confiram a sua resposta:

A.C. Bradley

“Spoilers! Mas posso dizer que a série têm mais do que apenas algumas participações especiais do MCU… E os personagens podem aparecer em mais de um episódio!”

Com a postagem de Ashley, podemos ter como confirmado que o trabalho de alguns atores, deve se estender além de meras participações e que, há nomes muito curiosos mantidos em sigilo até o momento.

Data de estreia de “What If…?”

what 1 1068x601 1
Reprodução: Disney

Desde os seus primeiros materiais, a animação “What If…?” já era prometida para estrear ainda em 2021. Porém, não tínhamos certeza de quando exatamente. Porém, um artigo publicado pelo Entertainment Weekly no dia 14 de maio, revelou com exclusividade o mês em que teremos entregue a produção.

Em seu post, o EW listou os principais lançamentos para o verão dos EUA. E, entre os 26 títulos comentados, tivemos “What If…?” em vigésimo segundo. Ali, pudemos ver em destaque o mês de agosto.

Com isso, devemos esperar para assistir a novidade da Marvel Studios após o lançamento de Viúva Negra, no dia 9 de julho, e também após o término de Loki, que irá conter 6 episódios lançados toda quarta-feira, entre 9 de junho e 14 de julho.

Share.

Olá leitor! Me chamo Guilherme e tenho que admitir que sou fanático pelo universo Geek e cultura pop. Me considero eclético nos meus gostos e busco demonstrar a minha paixão por meio da escrita.

Leave A Reply