Tempo | Descubra a data de estreia nos cinemas e a inspiração principal para o novo filme de M. Night Shyamalan

Tempo | Descubra a data de estreia nos cinemas e a inspiração principal para o novo filme de M. Night Shyamalan
Tempo | Descubra a data de estreia nos cinemas e a inspiração principal para o novo filme de M. Night Shyamalan

Descubra a data de estreia, sinopse e a inspiração de “Tempo”, o novo filme de M. Night Shyamalan.

Desde o início da pandemia, incontáveis produções cinematográficas sofreram adiamentos, e até mesmo foram canceladas. Apenas alguns títulos conseguiram sobreviver nessa onda de incertezas e dificuldades da indústria. Um ótimo e bastante recente exemplo é Tempo (ou Old), o novo filme de M. Night Shyamalan.

Este que é um dos diretores e roteiristas mais aclamados das últimas duas décadas, marca o seu retorno como cabeça chefe deste novo longa-metragem da Universal Studios, após 2 anos do lançamento de seu último grande trabalho nas telonas, em Vidro.

Conhecido por suas histórias misteriosas e repletas de reviravoltas, M. Night Shyamalan está prestes a retornar de vez em um filme com uma proposta totalmente diferente. Pois desta vez, o cineasta trará uma trama focada em brincar com as noções que nós temos sobre o que é e como se comporta o tempo e espaço.

Ficou curioso(a) para saber mais sobre Tempo? Como quando irá estrear e quais foram as inspirações para a sua criação? Então vem com o Sanatório Geek e fique por dentro de tudo que sabemos sobre este novíssimo e instigante thriller e sci-fi.

 

O anúncio, produção e divulgação de Tempo

O anúncio, produção e divulgação de Tempo
Reprodução: Universal Studios

O início de toda essa história veio logo após a estreia de Vidro em janeiro de 2019, onde em outubro daquele mesmo ano, tivemos a notícia de que a Universal Studios havia assinado um acordo com Shyamalan para que ele roteirizasse, dirigisse e produzisse dois novos filmes de suspense para o estúdio.

Então, os planos para o primeiro projeto deste contrato se início nas semanas seguintes. Porém, logo durante o primeiro semestre de 2020, a pandemia do COVID-19 chegou e mudou todo o cenário mundial. Nisso, o início da produção teve de ser adiado para alguns meses a frente daquele ano.

Felizmente, Shyamalan não teve que esperar tanto, visto que o estúdio e os envolvidos já estavam prontos para começar a rodar o projeto em setembro. Nisso, no dia 26 deste mês, o cineasta anunciou o início das gravações, o título e primeiro poster do seu novo projeto, que se chamou Old, e veio a ser regionalizado como Tempo, meses depois.

Abaixo, vocês podem conferir o tweet que revelou o filme e as suas primeiras imagens ao mundo.

Então, as novidades que foram saindo se limitavam ao local de filmagens (República Dominicana, Caribe) e as adesões ao elenco. Foi apenas em 15 de novembro que tivemos uma informação importante sobre Tempo. Pois Shyamalan revelou que as filmagens haviam se encerrado, novamente por meio do seu Twitter.

Com isso, apenas alguns dias depois, o diretor voltou para sua rede social em virtude de uma comemoração pessoal, visto que mesmo ao trabalhar em duas produções distintas durante a pandemia – Tempo e Servant, uma série original da Apple TV+ –, ele e as suas equipes foram capazes de manter todos seguros. Confiram a mensagem publicada por ele:

M. Night Shyamalan

“Tive a sorte de ter começado e envolvido @Servant & @oldthemovie durante a pandemia com nenhum caso durante a produção. Testamos mais de 6.000 vezes entre os dois. O elenco e a equipe técnica seguiram nosso protocolo extremamente rígido. “Obrigado a todos. Vamos manter todos trabalhando e seguros.”

Ainda em 2020, a última informação relevante que tivemos sobre o progresso da pós produção veio no dia 2 de dezembro. Nesta data, Shyamalan revelou que havia acabado de se reunir com o editor para esculpir as primeiras cenas do filme. E acabou por definir o começo desta reta final como “emocionante”.

Agora, em fevereiro de 2021, Tempo já havia ganho boa parte de sua forma. Restava pouquíssimo trabalho para que o longa fosse inteiramente finalizado. Com isso, a campanha de marketing se início. Mais especificamente, com um teaser liberado durante o Super Bowl. Confiram:

Então, 3 meses se passaram sem que mais novidades viessem aos fãs ansiosos de M. Night Shyamalan. Porém, a espera valeu o seu tempo [piada], porque em 27 de maio, o 1° trailer foi lançado. E junto dele, o seu 2º poster, o seu título oficial para o Brasil e muitas imagens também. Confiram todos os materiais logo em sequência.

+ Marvel Studios | Guia definitivo de lançamentos da Fase 4 do MCU

O anúncio, produção e divulgação de Tempo
Reprodução: Universal Studios

+ Liga da Justiça | Warner Bros. não havia entendido as ideias de Zack Snyder para o Flash e o DCEU

Por fim, o perfil oficial de Tempo no Twitter tem soltado algumas novidades com o passar dos dias. Até então, tivemos um poster animado e uma outra coisa bem interessante. Primeiramente, vejamos essa nova versão em vídeo do poster.

Come. Relax. Stay a while. #OldTheMovie pic.twitter.com/LcG29mRLYl

— Old (@oldthemovie) June 4, 2021

Não é de agora que as hashtags de campanhas de marketing têm recebido emojis especiais dentro do aplicativo do passarinho azul. Porém, Tempo foi além e inovou ao apresentar uma ampulheta que se esvazia ao trocar do tema claro para o tema escuro do app. Vejam:

A sinopse de Tempo

A sinopse de Tempo
Reprodução: Universal Studios

Com um conceito bem intrigante, Tempo tratará de um dos assuntos mais complexos da ficção. Isso por si só já é algo chamativo para o filme. Mas o grande envolvimento da persona de Shyamalan, só tem a acrescentar no potencial bizarro e surpreende da produção.

Ao assitir o trailer, é possível ter uma boa base do qual será a história e os possíveis direcionamentos da trama de Tempo. Todavia, uma sinopse propriamente dita é sempre bem-vinda para somar à experiência. Portanto, confiram duas versões oficiais divulgadas para Tempo.

Sinopse 1

Uma família em um feriado tropical que descobre que a praia isolada onde eles estão relaxando por algumas horas está de alguma forma os fazendo envelhecer rapidamente… reduzindo suas vidas inteiras em um único dia.

Sinopse 2

A trama trata de maneira precisa e peculiar sobre os envolvimentos inerentes de como o tempo pode passar em um piscar de olhos sem que menos podemos perceber. Neste misterioso suspense, uma família resolve sair de férias rumo a uma praia isolada, mas o que eles pensam que será apenas um feriado tropical, se tornará os piores pesadelos de suas vidas, reduzindo suas vidas por completo em um único dia.

Conheça Castelo de Areia, a HQ que inspirou Tempo

Conheça Castelo de Areia, a HQ que inspirou Tempo
Reprodução: Selfmadehero

Famoso por seus conceitos originais, consagrados por filmes como O Sexto Sentido (1999), Corpo Fechado (2000) e Fragmentado (2016), M. Night Shyamalan também trabalhou com adaptações ao longo de sua carreira. A principal tendo sido o fiasco de crítica O Último Mestre do Ar, que adaptou a série animada Avatar: A Lenda de Aang, da Nickelodeon.

Agora, em Tempo, Shyamalan retorna ao mundo das adaptações ao trazer uma versão live action da graphic novel suíça “Castelo de Areia”. Criada por Pierre Oscar Lévy e ilustrada por Frederik Peeters, a HQ foi lançada em 2010 com 104 páginas no total. E chegou ao Brasil por meio da Editora Tordesilhas em março de 2011.

Para ter uma noção maior entre as semelhanças e diferenças entre o filme e o material original, abaixo estarão dispostas a sinopse, capa e páginas de demonstração de Castelo de Areia.

Sinopse

Sem se conhecerem, duas famílias, um casal e um misterioso homem árabe coincidentemente passam a manhã numa praia isolada. Enquanto as relações cotidianas se desenvolvem sem maiores surpresas, uma criança encontra no mar o cadáver de uma mulher. O espanto causado pela descoberta é ofuscado pela estranheza de uma situação logo percebida por todos: o tempo passa aceleradamente, de tal forma que, em poucas horas, as crianças entram na puberdade e, logo, na vida adulta, enquanto os adultos envelhecem e os velhos tornam-se anciãos – e logo morrem. Desesperados, os personagens tentam sair da praia, sem sucesso. Todos estão confinados naquele misterioso lugar: qual a origem daquele fenômeno? Por que eles? Principalmente, eles conseguirão escapar?

+ Peaky Blinders | BBC anuncia o fim das gravações da 6ª e última temporada

Para esclarecer um pouco mais sobre o como e o porquê de ter escolhido essa história como a sua nova base em carreira, M. Night Shyamalan compartilhou o quanto suas próprias filhas tiveram importância neste processo. A entrevista foi dada ao Entertainment Weekly em fevereiro e o trecho em questão pode ser conferido logo abaixo.

M. Night Shyamalan

“É baseado nesta história em quadrinhos que recebi de minhas filhas”
“Eu li, e a premissa era tão poderosa, dessas pessoas que foram a esta praia e a experiência que aconteceu naquele dia na praia… achei muito assustador e emocionante, e as ideias começaram a surgir, e eu entrei em contato com o dono e a pessoa que o escreveu. Foi simplesmente uma coisa linda, e meio comovente, que veio das minhas filhas, essa história sobre envelhecer muito, muito rápido.”

Voltando ao assunto abordado anteriormente por aqui, nesta mesma entrevista, o diretor revelou que os riscos para a produção não vieram apenas do Coronavirus. Vejam:

M. Night Shyamalan

“Era muito arriscado fazer o filme naquela época, e decidi fazer porque com aquele elenco, não queria perder ninguém, não queria perder uma pessoa, então decidi ir em frente”
“Foi arriscado filmar naquele momento porque era temporada de furacões no Caribe. Na verdade, nossos sets foram destruídos por um furacão e nós os reconstruímos e tivemos muita sorte na segunda vez em que eles permaneceram no ar.”

E para encerrar este tópico, fiquem com algumas imagens divulgadas dos bastidores do filme. Onde podemos ver um pouco da presença de Shyamalan.

Data de estreia e elenco de Tempo

Data de estreia e elenco de Tempo
Reprodução: Universal Studios

Com data de estreia marcada para o dia 23 de julho nos cinemas, Tempo será carregado por nomes de peso em seu elenco. Tais quais, M. Night Shyamalan até mesmo lutou para que não perdesse ao longo da execução do projeto, pois o mesmo já expressou que prefere dar foco aos atores de teatro em seus filmes, já que eles “pegam” as cenas como se fossem uma coreografia de dança.

Confiram alguns dos principais nomes presentes em Tempo:

  • Gael García BernalSinfonia Insana (Mozart in the Jungle) e Viva – A Vida é Uma Festa;
  • Vicky KriepsTrama Fantasma e Millenium: A Garota na Teia de Aranha;
  • Rufus SewellThe Man in the High Castle, Coração de Cavaleiro, Cidade das Sombras e O Ilusionista;
  • Ken LeungStar Wars: O Despertar da Força, Dragão Vermelho, Jogos Mortais e A Hora do Hush (1 e 2);
  • Nikki Amuka-BirdO Destino de Júpiter e Doctor Who – Twice Upon Time;
  • Abbey LeeLovecraft Country, A Torre Negra e Mad Max: Estrada da Fúria;
  • Aaron PierreKrypton e Brittania;
  • Alex WolffHereditário, O Dia do Atentado e Jumanji (1 e 2);
  • Embeth DavidtzA Lista de Schindler, Evil Dead (franquia de filmes), Millenium: Os Homens que não Amavam as Mulheres e Matilda;
  • Eliza ScanlenAdoráveis Mulheres, Objetos Cortantes e O Diabo de Cada Dia;
  • Emun ElliottStar Wars: O Despertar da Força, Prometheus e Êxodos: Deuses e Reis;
  • Kathleen ChalfantA Estranha Perfeita, Hereditário, Destinos Cruzados e Law & Order;
  • Thomasin McKenzieJojo Rabbit, O Rei, Noite Passada em Soho e Top Gun: Maverick.

Caso queira saber as novidades mais quentes sobre o filme, fique de olho por aqui no Sanatório Geek. Ah, e não se esqueçam de um detalhe importante sobre o Tempo:

Ninguém escapa dele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui