Stranger Things, 4ª temporada | Por que a nova temporada está demorando tanto pra estrear na Netflix?

Stranger Things 4ªtemporada | Por que a nova temporada está demorando tanto pra estrear na Netflix?

Afinal, por que a 4ªtemporada de Stranger Things está demorando tanto para chegar na Netflix? Saiba tudo sobre o seu lançamento e muito mais neste guia de anúncios.

A Netflix possui muitas séries com temporadas aguardadas atualmente, mas Stranger Things 4 é a continuação mais esperada entre todos os títulos originais da plataforma. Não só isso, a 4ª temporada de Stranger Things, com certeza é uma das mais requisitadas em meio a toda indústria.

Com estreia em 2016, a 1ª temporada trouxe nostalgia em uma história intrigante que não demorou para conquistar boa parte dos assinantes da plataforma, inclusive, tendo sido o motivo de muitos migrarem para o streaming. Então, pouco mais de um ano depois, tivemos a 2ª temporada, que fez ainda mais sucesso que a sua antecessora.

Com ainda mais fãs, a produção prometia fazer ainda mais barulho com a sua 3ª temporada. Mas, 2018 veio e não a tivemos. Isso aumentou ainda mais as expectativas do público. Mas felizmente, essas expectativas foram ultrapassadas com a continuação, que chegou no dia 4 de julho de 2019.

Mas então, onde é que está a 4ª temporada? Para saber o porquê da demora de sua estreia e o mistério por trás de sua produção, vem com o Sanatório Geek. Pois neste nosso guia, você vai conhecer e entender tudo que já foi divulgado oficialmente, vazado e muito mais! Então, bora lá.

A 3ª temporada de Stranger Things

A 3ª temporada de Stranger Things
Reprodução: Netflix

Antes de iniciarmos uma longa viagem através dos muitos anúncios da 4ª temporada de Stranger Things, é importante recapitularmos o que o fim da 3ª temporada estabeleceu para a trama e personagens deste universo tão rico, amedrontador e promissor.

Com a resolução do conflito contra o Devorador de Mentes e os russos no shopping de Hawkings, a 3ª temporada nos deixou com algumas mudanças bem drásticas. A primeira delas é em questão da morte de personagens, sendo o primeiro Billy, que se sacrifica ao rebelar-se contra o controle mental do monstro. Dessa forma, redimindo o personagem de muitas de suas ações.

A 3ª temporada de Stranger Things
Reprodução: Netflix

O outro a morrer foi Hopper, que ficou para trás ao desmantelarem a operação secreta e subterrânea dos russos. Nisso, a família Byers decidiu se mudar para fora de Hawkings, levando Onze (ou Eleven) com eles, visto que a garota não possuía mais um guardião legal. Também, por conta de seus esforços na batalha final, On (ou El) acabou perdendo os seus poderes, por tempo indefinido.

Outros detalhes importantes para nos lembrarmos é que a misteriosa namorada de Dustin, Suzie, acabou sendo revelada. Além disso, Steve e Robin desenvolveram uma amizade ainda mais importante do que qualquer um dos dois poderia imaginar. Ah, e não podemos esquecer da cena pós créditos, que nos revela o retorno do Demogorgon.

O Americano e o anúncio da 4ª temporada

O Americano e o anúncio da 4ª temporada
Reprodução: Netflix

Após um mês de euforia com cada vez mais fãs se aventurando pela 3ª temporada de Stranger Things, o território para spoilers foi ficando cada vez mais flexível nas redes sociais. Com isso, as próprias contas oficiais do seriado começaram a citar momentos chaves da trama, sem a preocupação de spoilarem algo.

Nisso, no dia 17 de agosto de 2019, tivemos a publicação da cena pós créditos de Stranger Things 3. Como citamos, essa é a parte em que o Demogorgon é revelado ao público, mesmo que um tanto diferente em sua coloração. Também, é revelado que ele está sendo mantido sob controle em uma instalação secreta em Kamchatka, na Rússia.

Nesta cena, antes da aparição do monstro, vemos dois soldados escolhendo uma das celas de prisioneiros. Quando um deles se aproxima de uma delas, o outro soldado diz:

Não. O Americano não.

E então, eles levam outro prisioneiro para servir como alimento para o Demogorgon. Logo abaixo está o tweet oficial desta cena pós créditos. Confiram:

Essa publicação em questão pode não parecer importante agora, visto que nós já sabemos quem é este “Americano”. Mas, entrando no clima daquele momento, seria muito útil se todos tivéssemos notado a dica dada logo na legenda deste tweet.

Observem a palavra “WhO?”, em tradução para o português, ela significa “Quem?”. Mas, o interessante é que apenas uma das letras está em caixa baixa, enquanto as demais estão todas em maiúsculo. A única letra minúscula é “H”. O que posteriormente, descobriríamos referenciar a inicial do nome de um importante personagem.

Seguindo em frente. No dia 30 de setembro, tivemos a oficialização de uma 4ª temporada para o seriado. E, em seu vídeo de divulgação, aparentemente simples, pudemos notar algumas coisas bem reveladoras. Sendo a primeira delas a frase de impacto:

Não estamos mais em Hawkings.

Após o logo de Stranger Things 4 transportar-se para o que parece ser o Mundo Invertido, alguns detalhes muito curiosos podem ser notados, como: um relógio barulhento, uma luz que se apaga ao fundo, a placa da cidade também ao fundo e o logotipo da temporada sendo coberto por crescentes e anormais raízes.

E é isso mesmo o que chamamos de “dar palco para teorias” e “atiçar os fãs até ficarem loucos”.

O título do 1º episódio de Stranger Things 4

O título do 1º episódio de Stranger Things 4
Reprodução: Netflix

Nós fãs, quando aguardamos por uma nova temporada da nossa produção favorita, somos capazes de captar os mais sutis detalhes e dicas de cada nova divulgação. Em meio a isso, temos as revelações de títulos de capítulos, que são uma maneira muito fácil de deduzir o que está por vir.

Com a 4ª temporada de Stranger Things, teremos 9 episódios, assim como na 2ª temporada. Até então, tivemos a confirmação oficial do nome de apenas um deles, o primeiro capítulo. A informação foi dada no dia 6 de novembro de 2019, e recebeu ainda mais detalhes em uma nova publicação feita exatamente um ano depois.

No original, “The Hellfire Club”, e traduzido para “O Clube do Inferno”, o título faz uma referência direta aos X-Men. Pois durante o arco da Saga da Fênix Negra (1976-1977 / 1980), a Força Fênix possuiu a mutante Jean Grey, que se tornou suscetível à manipulações e em posse de um poder descomunal.

O título do 1º episódio de Stranger Things 4
Reprodução: Marvel

E o que Stranger Things tem a ver com isso? Bom, naquele arco de HQs, são apresentados os membros do Clube do Inferno, uma sociedade secreta de super-vilões que conseguiram manipular Jean, trazendo-a para o seu lado da batalha.

O título do 1º episódio de Stranger Things 4
Reprodução: Marvel

Essa não seria a primeira vez que a série teria feito referência ao grupo de super-heróis da Marvel, já que lá no primeiro capítulo da produção, em 2016, vimos Dustin apostar com Will a sua edição #134 dos quadrinhos dos X-Men, que também faz parte da Saga da Fênix Negra.

O título do 1º episódio de Stranger Things 4
Reprodução: Marvel

Como pode ser visto na comparação entre capa original e reimaginação, não é de agora que os fãs especulam sobre o destino da personagem Onze, já que ambas as personagens das histórias possuem muitas similaridades. Então, o título do capítulo só dá ainda mais palco para teorias sobre a possível corrupção da garota.

Os possíveis títulos de outros episódios

Os possíveis títulos de outros episódios
Reprodução: Netflix

Apesar de termos apenas uma oficialização de título, ainda podemos tirar como base algumas especulações que giram ao redor da internet. Temos vários exemplos para dar, mas nenhum com tanta força quanto os que “revelam” os nomes dos capítulos N° 2 e 3.

Segundo várias fontes, a conta oficial dos roteiristas – chamada @strangerwriters – de Stranger Things no Twitter, teria respondido as perguntas de fãs com o título dos episódios em questão. Abaixo, você pode conferir as respostas dadas às mensagens que agora, aparentemente, estão excluídas.

Como pode ser visto, os tweets são do dia 12 de outubro de 2020 e revelam os títulos que podem ser traduzidos para “Tic Toc Sr. Relógio” e “Você dorme, você perde”. Novamente, é perceptível a presença de um relógio na temática de Stranger Things 4, algo que já tínhamos evidenciado no vídeo de oficialização da temporada.

O 1º teaser de Stranger Things 4

O 1º teaser de Stranger Things 4
Reprodução: Netflix

Até agora, falamos sobre diversos anúncios e informações, mas nenhuma levou os fãs a loucura como o vídeo “Da Rússia, com amor…”. Lançado no dia 14 de fevereiro de 2020, o primeiro teaser com cenas inéditas da 4ª temporada de Stranger Things confirmou as suspeitas deixadas pela mensagem “WhO?”, da cena pós créditos. Afinal, o Xerife Hopper está vivo!

O vídeo inicia nos ambientando em um cenário aberto e gélido da Rússia, provavelmente Kamchatka, próximo ao local mostrado na cena pós créditos da 3ª temporada. Ah, e por lembrar dela, foi por meio deste vídeo que soubemos o apelido de Hopper na próxima temporada, que será “O Americano”.

Voltando ao teaser, encontramos Hopper com um visual bem diferente do de costume, sem o seu bigode e careca. Além disso, vemos que ele está sendo forçado a trabalhar na construção de uma linha de trem, junto de muitos outros prisioneiros.

Curiosamente, a descrição do vídeo no YouTube possui apenas os seguintes numerais “001/004”. Isso abriu muitas discussões desde aquele momento. Por enquanto, a teoria mais sólida é de que esse foi o primeiro de 4 teasers. Ao final da contagem, podemos ter uma grande revelação. Possivelmente um trailer completo e uma data de estreia cravada.

Os últimos dois detalhes de importância deste teaser são a presença do ator Tom Wlaschiha, conhecido por seu papel como Jaqen H’ghar ou Homem Sem Rosto, em Game of Thrones. Já o último detalhe é percebido nos instantes finais do vídeo, onde podemos escutar o grunhido de alguma criatura.

Mesmo não estando relacionado à 4ª temporada, podemos trazer uma última curiosidade que foi lançada no dia 20 de fevereiro de 2020, uma semana depois do lançamento do 1º teaser. Na compilação intitulada “NÓS TE AMAMOS HOPPER”, a Netflix prestou homenagem ao retorno de seu icônico personagem.

A sinopse inicial da 4ª temporada e o futuro de Stranger Things

A sinopse inicial da 4ª temporada e o futuro de Stranger Things
Reprodução: Netflix

No mesmo dia em que o 1º teaser foi divulgado, os irmãos Matt e Ross Duffer – os criadores e principais membros da produção do seriado – revelaram uma espécie de premissa para a 4ª temporada. Apesar de vago, o comentário feito ao Entertainment Weekly pode ser encarado como uma sinopse inicial para a temporada. Vejam:

Irmãos Duffer

“O Americano [Hopper] está aprisionado longe de casa no deserto gelado de Kamchatka, na Rússia, onde ele enfrentará forças humanas e… outras. Enquanto isso, de volta nos Estados Unidos, um novo horror está vindo para a superfície, algo enterrado há muito tempo. Algo que conecta tudo… A 4ª temporada está sendo preparada para ser a maior e mais assustadora temporada até agora, e não podemos esperar para que todos vejam mais. Enquanto isso – orem pelo Americano.”

Além disso, sabemos que muitos tem uma pulga atrás da orelha em questão do futuro da série. Anos atrás, tivemos vários momentos em que o assunto foi comentado. Em entrevistas, membros da produção já disseram que a série teria até 6 temporadas. Mas, posteriormente, outros comentaram a possibilidade de Stranger Things ser finalizada já na 4ª temporada.

Para dar uma luz a mais nessa questão, Ross Duffer falou um pouco sobre os planos para o futuro do seriado junto de seu irmão. Isso ocorreu no dia 18 de agosto do ano passado, em uma conversa com o Hollywood Reporter. Confiram o trecho:

Ross Duffer

“A quarta temporada não será o fim. Sabemos quando é o fim e quando ele chegará. [A pandemia] nos deu tempo para olhar para frente, descobrir o que é melhor para o programa. Começar a preencher isso nos deu uma ideia melhor de quanto tempo precisamos para contar essa história.”

Por que o lançamento da 4ª temporada está demorando tanto?

Por que o lançamento da 4ª temporada está demorando tanto?
Reprodução: Netflix

Se existe uma pergunta que não quer se calar, ela é: “Por que a Netflix está demorando tanto para lançar Stranger Things?”. Além de muito pertinente, essa dúvida pode ser respondida de formas que revelam muito mais do que apenas a previsão de estreia para a nova temporada do seriado.

Para entender tudo da melhor forma, devemos partir do início. Após o seu anúncio, 1º teaser e premissa inicial terem sido revelados, foi lançado um vídeo bem casual que demonstrava uma das primeiras leituras de roteiro do elenco de Stranger Things 4.

Com lançamento em março de 2020, o vídeo se certificou de demonstrar quais seriam os personagens a ter retorno. Basicamente, boa parte dos já consagrados, além daqueles que adquiram prestígio nas duas últimas temporadas. Fora isso, o vídeo apenas aqueceu um pouco mais a fanbase da época para o andamento do projeto.

Mas, então a pandemia aconteceu. Isso fez com que as gravações do seriado tivessem que ser pausadas por tempo indefinido. Só que, mesmo com uma notícia decepcionante e preocupante como essa, a produção ainda assim conseguiu tirar proveito da situação.

Com o desenvolvimento sendo pausado ainda no mês de março, o produtor executivo e diretor do seriado, Shawn Levy, revelou ao Hollywood Reporter que a situação como um todo e o fato de ter de afastar a equipe foi “um momento agridoce”. Porém, mais tarde naquele ano, veríamos comentários bem mais otimistas dele.

Antes de irmos para estes comentários, não podemos deixar de citar outras duas ocorrências muito importantes deste período. Sendo a primeira delas o término da escrita de todos os roteiros da nova temporada. A notícia foi dada por meio da já referenciada conta @strangerwriters, do Twitter, no dia 18 de junho de 2020.

Meses depois dessa publicação, no dia 1º de outubro, as contas oficiais do seriado publicaram a foto de uma claquete, anunciando a volta de toda produção para novas filmagens. Vejam só:

Com a legenda dizendo “Enquanto isso no mundo invertido…” e mais uma vez a presença de um relógio, a foto acalmou os ânimos de muitos que já não tinham mais esperanças de ver a 4ª temporada de Stranger Things em um futuro próximo.

Então, um mês depois disso, no dia 2 de novembro, Shawn Levy revelou informações muito interessantes para o Collider. Confiram a principal fala do  produtor logo abaixo.

Shawn Levy

“Direi apenas que a pandemia definitivamente atrasou enormemente as filmagens e, portanto, o lançamento de nossa atual 4ª temporada, com a data ainda a ser definida. Mas teve um impacto muito positivo ao permitir que os irmãos Duffer, pela primeira vez, escrevessem toda a temporada antes de filmarmos e que tivessem tempo para reescrever de uma forma que raramente tinham antes, então a qualidade desses roteiros é excepcional, talvez melhor do que nunca.”

Uma estreia ainda sem previsões

Uma estreia ainda sem previsões
Reprodução: Amy Sussman/WireImage

Foi muito bom saber que agora os atores e diretores poderão ter uma ideia mais concreta do que estão fazendo, visto que os roteiros deverão agir como mapas precisos para toda a produção. Ou seja, a qualidade desta próxima temporada não pode ser questionada. Mas e aí? Isso significa algo otimista para a estreia da 4ª temporada, não é?

Bom, segundo Gaten Matarazzo (Dustin), não. Em março deste ano, o ator foi entrevistado pelo Collider e acabou revelando mais detalhes do progresso da produção.

Gaten Matarazzo

“Poucas datas são confiáveis. É mais uma adivinhação de quando vamos filmar a seguir, quando vamos encerrar, quando vai ser o lançamento, todo aquele jazz porque ainda não sabemos no dia-a-dia se vamos filmar na próxima semana. Eu deveria estar filmando no próximo mês para um pedaço maior do que já tive há pouco, mas mesmo que esteja chegando em cerca de duas semanas a partir de agora, ainda não sei uma data exata. Então, por causa disso, não há realmente nenhuma maneira de descobrir quando vamos embrulhar.”

Apesar das tristes revelações feitas por Gaten, não devemos abaixar nossas cabeças. Afinal, acabamos de receber um 2º teaser que alimentou ainda mais as nossas teorias para Stranger Things 4. Então, fiquemos atentos para cada novo detalhe divulgado acerca do futuro do seriado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui