Peaky Blinders | BBC anuncia o fim das gravações da 6ª e última temporada

Peaky Blinders | BBC anuncia o fim das gravações da 6ª e última temporada

Descubra os últimos detalhes sobre a 6ª temporada e o futuro da franquia de Peaky Blinders na BBC.

Existem muitas séries que acumulam cada vez mais fama na atualidade. Entre elas, há produções dos mais variados tipos, que carregam marcas facilmente identificáveis. Uma destas é a aclamada e premiada série de gangsters britânicos, Peaky Blinders.

Com a sua estreia em 2013, a produção chocou com os seus altos níveis de qualidade cinematográfica. Porém, a sua popularidade demorou um pouco para vir. Parte do reconhecimento obtido veio por mérito da divulgação internacional feita pela Netflix, que se tornou a casa exclusiva da família Shelby.

Estando com 5 temporadas completas, de 6 episódios cada, Peaky Blinders caminha rumo ao seu fim, com o futuro lançamento de sua 6ª e última temporada. Então, sim, devemos ficar muito mais do que ansiosos para levantar nossas boinas com navalhas por uma última vez. Ou será que não?

Hoje, vistam-se a caráter, acendam um cigarro e coloquem Red Right Hand para tocar. E então, venham com o Sanatório Geek para descobrir tudo que sabemos sobre a próxima temporada e os possíveis spin-offs de Peaky Blinders.

Por que a 6ª temporada de Peaky Blinders será a última?

Por que a 6ª temporada de Peaky Blinders será a última?
Reprodução: BBC

Peaky Blinders se tornou um sucesso devido a diversos fatores, como a já reverenciada qualidade de sua identidade visual, seu elenco repleto de profissionais talentosos e a sua abordagem e temática histórica, situada em uma Inglaterra ainda não tão bem explorada pela televisão.

Se apoiando nas histórias de uma gangue real do século XX, Peaky Blinders nos trouxe personagens carismáticos e profundos, muito bem desenvolvidos ao longo de seu período de existência. Entre eles, o personagem de Cillian Murphy, Thomas Shelby – líder da gangue e protagonista do seriado – recebeu o seu devido destaque. Pois o vemos evoluindo enquanto lida com os traumas deixados por sua participação na Primeira Guerra Mundial.

Passando de um homem com ambições voltadas exclusivamente para o poder e o dinheiro, para alguém com interesses mais políticos e a vontade de combater o fascismo em sua terra natal, Tommy encantou boa parte do público. E, com o seu jeito “frio e calculista” de ser, fez com que o nome da produção fosse elevado às alturas.

Nisso, a revelação de que Peaky Blinders estaria próxima de ser encerrada pegou muitos de surpresa. Apesar de vermos um encaminhamento bem direcionado para este destino (com a evolução de sua trama), o criador do seriado, Steven Knight, abalou as expectativas para uma possível 7ª temporada em uma entrevista dada ao Variety, em janeiro deste ano. Vejam:

Steven Knight

“Após o adiamento da produção por conta da pandemia do coronavírus, encontramos a família em crise extrema, com os riscos lá em cima. Acreditamos que essa será a melhor temporada de todas, e temos certeza de que nossos fãs incríveis vão amar. Enquanto a série chegará ao fim, a história continuará de outra forma”.

Nessa declaração, Knight contradiz seus próprios comentários dados ao Entertainment Weekly em 2019, onde ele havia confirmado os planos para o desenvolvimento de uma 6ª e 7ª temporadas. Mas, assim como ele confirmou em sua entrevista do ano retrasado, o roteirista voltou a dar dicas acerca de possíveis spin-offs pós término do atual seriado. Inclusive, fortalecendo a ideia de que teremos um filme para concluir o arco atual da história.

Após fomentar ainda mais este assunto ao dizer que “a história continuará de outra forma”, no dia 21 de janeiro, Knight voltou a falar com o Variety sobre como os seus planos para um filme e outros spin-offs já possuem uma boa base sólida. Confiram:

Steven Knight

“Estamos em desenvolvimento. É uma ideia concreta, com começo, meio e fim. Será uma conclusão apropriada para a trama até então, mas a partir dali, haverá projetos – que não chamo necessariamente de derivados -, outras séries de TV que espero que surjam dali, que continuem a contar a história dessa parte da sociedade e dessa família.”

Já no dia 19 daquele mesmo mês, ele havia reforçado ainda mais a sua vontade em fazer um filme dos Peaky Blinders e em como a pandemia influenciou na sua antecipação para o Deadline, ultrapassando os planos anteriores de uma 7ª temporada. Vejam o devido trecho logo a seguir.

Steven Knight

“Covid alterou nossos planos. Mas eu posso dizer que meu plano, desde o começo, era terminar Peaky com um filme. É isso que acontecerá.”

O início das gravações e o título do 1º episódio da 6ª temporada de Peaky Blinders

O início das gravações e o título do 1º episódio da 6ª temporada de Peaky Blinders
Reprodução: BBC

Junto deste período de entrevistas em janeiro, a produção para a 6ª temporada também se iniciou, a todo vapor. Para anunciar isto, tivemos a publicação de uma foto por dentro do set de filmagens no Instagram oficial da série, onde tivemos a legenda “os Shelbys estão de volta aos negócios”. Confiram o post:

Essa publicação, foi procedida por muitas outras fotos dos bastidores. Inclusive, nos dias 20 e 28 daquele mês, tivemos duas imagens exclusivas de Cillian Murphy a caráter como o líder da gangue, onde pudemos ver o ator por detrás das câmeras e, até mesmo, revisando o roteiro junto de um cavalo.

Porém, o interessante mesmo veio por meio da conta do Instagram do diretor da atual temporada, Anthony Byrne. Pois no dia 26, ele publicou uma foto com a capa do roteiro do 1º episódio da 6ª temporada. Nisso, tivemos a revelação do seu título oficial.

Traduzido para “Dia Sombrio”, o título parece referenciar algum acontecimento trágico para a trama. Muitos espectadores têm especulado que teremos a morte de algum personagem logo neste episódio de abertura. Essa teoria parece extrema, mas é só nos lembrarmos como o último episódio se encerrou – Tommy gritando com uma arma na própria cabeça – para sabermos que essa é uma grande possibilidade.

O inesperado falecimento de Helen McCrory, a nossa amada ‘tia Polly’

O inesperado falecimento de Helen McCrory, a nossa amada ‘tia Polly'
Reprodução: Warner Media/BBC

Desde a 1ª temporada, Helen McCrory vinha interpretando a tia e chefona da família Shelby, a Polly. Com um carisma acima da média, a personagem não demorou para se tornar uma das favoritas dos fãs, e após os seus desentendimentos e afastamento de Tommy, esperávamos ver o que o futuro havia reservado para o seu papel nesta trama.

Porém, não devemos mais contar com isso, já que a atriz acabou falecendo de maneira inesperada (por parte do público) no dia 16 de abril deste ano (2021). O fato aconteceu por meio de uma longa batalha contra o câncer, a qual Helen se dispôs a esconder a 7 chaves de todo o resto do mundo. Para que assim, pudesse continuar trabalhando até o fim.

A triste notícia foi dada através do Twitter do seu marido, onde ele tratou de enaltecer a mulher forte e talentosa que ela sempre foi:

Damian Lewis

“Estou com o coração partido ao anunciar que, após uma batalha heroica contra o câncer, a bela e poderosa mulher que é Helen McCrory morreu pacificamente em casa, cercada por uma onda de amor da família e dos amigos. Ela morreu como viveu. Sem medo. Deus, nós a amamos e sabemos como temos sorte de tê-la tido em nossas vidas. Ela brilhou tão intensamente. Vá agora, pequenina, para o ar e obrigado”

Algumas horas após a notícia se espalhar pela internet, diversas pessoas trataram de homenageá-la, inclusive, alguns de seus antigos colegas de trabalho. Abaixo, vocês podem conferir algumas das homenagens feitas, como a de J.K. RollingHelen interpretou a mãe de Draco Malfoy na saga Harry Potter –, Doctor Who – a atriz participou de um episódio da 5ª temporada da série – e da própria conta de Peaky Blinders.

A atriz que já foi premiada diversas vezes ao longo de sua carreira como atriz, faleceu próximo do encerramento das gravações da 6ª temporada, o que deixou a dúvida: “será que teremos um final digno para Polly?”

Bem, é válido lembrar que Steven Knight havia dito que não iria matar a personagem, nem mesmo no final do seriado. Mas agora, o futuro parece bem incerto. Ainda mais por não termos nenhuma informação oficial sobre a participação da atriz na vindoura temporada de encerramento.

Muitos membros do elenco foram vistos em imagens vazadas do set de filmagens, mas Helen não deu as caras nestas fotos. Então, é realmente difícil saber o que irá ocorrer com ela no seriado. É muito possível que ela tenha gravado pelo menos algumas cenas, mas quantas e quais é impossível especularmos.

Apenas esperamos que o roteiro consiga honrar a trajetória da personagem e homenagear o trabalho feito pela atriz em algum momento da nova temporada.

Um dos últimos trabalhos feitos pela atriz veio por meio da série His Dark Materials, uma produção original da HBO. O seriado que poderá ser conferido com a estreia do HBO Max no final de junho por aqui, no Brasil, traz Helen McCrory como dubladora de Stelmaria, a daemon de Lorde Asriel.

Cillian Murphy comenta sobre parar de interpretar Thomas Shelby

Cillian Murphy comenta sobre parar de interpretar Thomas Shelby
Reprodução: BBC

Não é surpresa que Cillian Murphy tem estado muito ocupado com a produção da última temporada de Peaky Blinders nos últimos meses. Porém, a vida do ator está ainda mais agitada por causa de Um Lugar Silencioso – Parte 2. Com a sua data de estreia cada mais próxima – que será no dia 10 de junho –,  Murphy tem participado de muitas coletivas e entrevistas para divulgar o filme.

Com isso, em uma recente conversa com o The Hollywood Reporter, ele falou sobre como o reconhecimento e amor pelo seriado ainda o surpreendem. Vejam:

Cillian Murphy

“Bem, em primeiro lugar, é muito gentil da parte dele dizer isso, e estou feliz que ele reservou um tempo para assistir ao programa. Sim, continua a me surpreender. Acabamos de fazer uma viagem aqui em Nova York, então você recebe muitos jornalistas estrangeiros da Venezuela, Peru e Japão. E as pessoas falam sobre o show e o quanto o amam.”

“E isso é uma ocorrência completamente inesperada para nós. Ninguém sabia que isso aconteceria porque o programa não tinha publicidade; cresceu completamente apenas de boca em boca. Então, acho que estamos todos muito orgulhosos disso e felizes que os fãs gostem tanto. Nossos fãs são muito, muito devotados e muito, muito leais, e estão em todo o mundo, o que é um sentimento adorável e muito humilde.”

Já em uma outra conversa, dessa vez com o Men’s Health, ao ser questionado sobre como será aposentar o manto de Thomas Shelby, Murphy revelou como o fim de deste papel tem o afetado. Apesar de sua recente publicação, o papo com o ator ocorreu ainda durante o período de filmagens da 6ª temporada. Então, não estranhem a sua abordagem ao assunto. Confiram:

Cillian Murphy

“Vai ser muito estranho”

“Eu acho que provavelmente quando eu parar, como alguns meses depois, terei que processar o fato de que não posso interpretar ele novamente. Vou ter que lidar com isso. Mas agora, ainda estou nisso”.

Um pouco após estes comentários, o assunto da entrevista acabou se voltando para a já comentada morte de Helen McCrory. Nisso, Murphy se abriu sobre a perda da colega.

Cillian Murphy

“Ainda estamos profundamente tristes”

“Estou profundamente triste e ainda estou tentando superar isso. É difícil pensar na série sem ela. Ela era muito parte disso. E sempre minhas histórias favoritas foram as histórias de Polly e Tommy.”
Cillian Murphy comenta sobre parar de interpretar Thomas Shelby
Cillian Murphy e Helen McCrory em um Q&A de Peaky Blinders em Londres

Por fim, como falamos sobre o seu próximo filme, que irá estrear na semana que vem nos cinemas brasileiros, vamos deixar um trailer de Um Lugar Silencioso – Parte 2 logo a seguir, junto de algumas imagens de Cillian Murphy na pele do novo personagem desta franquia, chamado Emmett.

O fim das gravações e a data de estreia da 6ª temporada de Peaky Blinders

O fim das gravações e a data de estreia da 6ª temporada de Peaky Blinders
Reprodução: BBC

Como dissemos logo acima, a morte de Helen McCrory veio pouco antes das filmagens de Peaky Blinders 6 se encerrarem. Este período de gravações foi até mesmo rápido para a média estabelecida pelo seriado em suas últimas temporadas, sendo que a 5ª temporada demorou cerca de 16 meses para ficar pronta.

Essa notícia, por sua vez, veio por meio de um tweet na conta oficial do show e também através de um post no Instagram do diretor, Anthony Byrne. Confiram:

Agora, em questão da estreia da última temporada de Peaky Blinders, estipula-se que ela venha apenas em 2022. Como sabemos, a produção de cada temporada é algo muito bem executado e meticuloso, e com o tempo que todos os insiders do show tiveram para planejar este encerramento, também não devemos receber os novos 6 episódios tão tarde.

Então, a 6ª temporada do seriado é prevista para ser lançada por volta da reta final do primeiro trimestre de 2022. Claro que, essas são meras especulações. Mas, para saber quaisquer novidades do assunto, fiquem de olho por aqui, no Sanatório Geek.

Por fim, enquanto não temos um teaser ou trailer oficiais divulgados, fiquem com um empolgante e saudoso trailer de divulgação da 5ª temporada pela Netflix.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here