Percy Jackson e os Olimpianos | Saiba tudo sobre a série do Disney+ e a trajetória da amada saga

Percy Jackson filme
Reprodução/Divulgação: FOX

Fique por dentro da história e da trajetória da saga de Percy Jackson pela mídia, além de tudo revelado sobre o seu futuro seriado no Disney+.

Percy Jackson é um personagem que dificilmente alguém não deve conhecer. Desde a sua criação (16 anos atrás), o semideus adolescente têm ganho novas histórias e adaptações para outras mídias. Com isso, quem ainda não o conhece, uma hora ou outra vai se deparar com uma parte de sua história.

Muitos são os apaixonados pela saga de livros que deu origem a todo este assunto. Porém, também são muitos aqueles que conheceram a saga através da primeira adaptação para as telas, com o filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010). Após isso, muitos novos fãs foram somados a essa família.

Rick Riordan, o criador do personagem, é alguém bem respeitado no cenário da literatura fantástica. Seu talento, recentemente proporcionou duas grandes notícias. A primeira é que, ano passado, a Netflix anunciou que estaria adaptando em 3 filmes a saga As Crônicas de Kane, do autor.

Porém, o anúncio que mexeu com a internet foi o de que a Disney estará produzindo uma série da saga dos Olimpianos de Percy, diretamente para o Disney+. Por conta disso, venha conhecer um pouco mais da trajetória destas obras e entender melhor o que devemos esperar da futura série do herói.

A criação de Percy Jackson

Rick Russel Riordan Jr, o criador de Percy Jackson
Capa do Percy Jackson e o Ladrão de Raios, o primeiro livro da saga (Foto: divulgação)

Rick Russell Riordan Jr. nasceu no Texas no dia 5 de junho de 1964. Ele é um ex-professor de mitologia grega do fundamental, atuando atualmente como escritor e produtor. O Tio Rick (apelido dos fãs brasileiros) é pai de um garoto chamado Haley. E o seu próprio filho, foi o estopim para que tudo acontecesse.

Diagnosticado com TDAH e dislexia, Haley era fissurado em contos gregos que ele ouvia de seu pai e na escola. Com isso, ele constantemente requisitava que Rick contasse histórias do tipo para ele. E para agradar ainda mais o filho, ele começou a criar novas histórias, colocando o jovem como o protagonista.

Após algumas delas, Rick, seguindo as exigências de Haley, passou a incluir mais personagens da mitologia. Além de criar outros novos. Uma hora, ele passou a chamar o protagonista de Percy Jackson e, acabou criando um passado, motivações e um missão para o personagem.

Em 1994, o manuscrito do primeiro livro já estava pronto. Nele, era contada a história de Percy, o filho meio humano de Poseidon, que viajava pelos EUA em busca do raio roubado de Zeus. Após anos de preparação, o livro ganhou o título Percy Jackson e o Ladrão de Raios, sendo lançado pela Miramax Books em 2005.

O Riordanverso

Rick Riordan, criador da série literária de Percy Jackson

Quase duas décadas após o seu início, a saga de Percy Jackson e os Olimpianos já teve o seu fim, com 5 livros lançados entre 2005 e 2009. Porém, o universo criado por Rick não deixou de receber novas histórias. Isso pois, o autor continuou a trazer novas séries em um universo compartilhado.

Entre estas sagas, com eventos e personagens conectados, o primeiro crossover aconteceu em Semideuses e Magos, livro que traz 3 contos que ligam a série de livros de Percy com a saga egípcia de 3 livros chamada As Crônicas dos Kane.

Após isso, o mundo de Percy só veio a ter continuações diretas em uma nova saga com os contos mitológicos romanos, Os Heróis do Olimpo. Aqui, 5 livros foram adicionados ao Riordanverso. Já em sequência, o Tio Rick decidiu se aventurar em mais um novo tema: a mitologia nórdica. Com os 3 livros de Magnus Chase e os Deuses de Asgard.

Com isso, o universo passou a ter um panteão ainda maior de divindades e seres mágicos. Porém, depois disso, Rick decidiu voltar as suas raízes. Pois atualmente, a última saga do Riordanverso é As Provações de Apolo, onde temos 5 novos livros. Sendo que curiosamente, o quinto livro chegou recentemente, em outubro de 2020.

Os filmes da Fox

Os filmes de Percy Jackson
Reprodução: FOX

A primeira adaptação para fora da mídia em papel veio em 2010, um ano após a conclusão da série de livros de Rick. O filme que trouxe o mesmo título do primeiro livro da saga dos Olimpianos, também adaptou toda a sua trama, trazendo certas diferenças que não agradaram aos fãs.

O principal ponto criticado foi a escolha em retratar os personagens com anos a mais do que na história original. No filme, Percy possuía 16 anos, diferente dos 12 anos da obra base. Apesar disso, a escalação de Logan Lerman – de As Vantagens de Ser Invisível – como protagonista, satisfez os fãs.

Este filme pode até estar preservado na memória afetiva de quem o assistiu mais jovem, mas a decepção na época foi uma verdade. Tendo decepcionado principalmente a Fox, que investiu U$ 95 milhões e recebeu de volta “apenas” U$ 88 milhões nos EUA (o seu foco principal). Apesar da renda de U$ 226 milhões mundialmente.

Uma sequência foi lançada em 2013. O filme se chamou Percy Jackson e o Mar de Monstros, adaptação do segundo livro da saga principal. Este, por sua vez, agradou ainda menos o estúdio, pois investou U$ 90 milhões e acabou recebendo U$ 68 milhões nos EUA, e com U$$ 199 milhões mundialmente. Ainda menos que o filme anterior.

Arrependimentos do autor

O descontentamento de Rick Riordan com os filmes de Percy Jackson

Muitos dos fãs não dão para trás quando o assunto é criticar os filmes e o seu desempenho. Porém, quem realmente não tem dó das duas produções é o próprio Rick Riordan. Um ótimo exemplo de seu descontentamento pode ser visto em alguns de seus tweets no dia 8 de junho de 2020.

Em resposta a uma discussão iniciada por fãs sobre o assunto, o Tio Rick fez comentários reveladores, como os três exemplos abaixo.

Rick Riordan

“Eu não sei, mas certamento é um erro. Eles deviam censurar tudo. Só duas horas de tela sem nada.”

“Bem, para vocês, pode ser divertido. Para mim, foi como ver o trabalho da minha vida passando por um moedor de carne, quando eu tinha feito acordos para que eles não fizessem isso,. Então, sim. Mas está tudo bem. Nós vamos consertar isso em breve…”

“Por fim, eu nunca vi os filmes, e nem pretendo. Eu os julgo por ter lido os seus roteiros, porque eu me importo demais com a história. Eu não tenho nada contra os atores muito talentosos. Não é culpa deles. Eu só sinto muito que eles tenham sido arrastados para essa bagunça.”

Percy Jackson no Disney+

Percy Jackson, a nova série da Disney+
Reprodução: Disney

Por muito tempo, houve diversas especulações sobre uma possível terceira sequência para a saga no cinema. Porém, as expectativas dos fãs cresceram ainda mais quando a Fox foi adquirida pela Disney. Afinal de contas, nada mais propício do que apostarem em uma produção voltada ao público mais jovem.

E não deu outra, pois a produção de uma série exclusiva pro Disney+ foi oficializada em maio do ano passado, trazendo Rick Riordan como principal produtor. Junto da revelação, ainda compartilharam que o plano seria adaptar cada livro da saga dos Olimpianos em diferentes temporadas.

Após isso, só tivemos novidades em dezembro, onde o título “Percy Jackson e os Olimpianos” e o logo do seriado foram divulgados por meio de um teaser. Já outras novidades relevantes, só vieram ao público recentemente, no dia 27 de abril deste ano, onde o anúncio de uma chamada de elenco foi publicado.

O assunto pode ser conferido com mais detalhes no blog oficial do Rick, onde podemos conferir o seguinte comunicado:

Rick Riordan

“O objetivo é se manter fiel à história original, e ver Percy envelhecer dos 12 aos 16 anos no decorrer da série, p´resumindo a sorte de produzir cinco temporadas. Isso depende da audiência na Disney+.”

Logan Lerman voltará como Poseidon?

Logan Lerman, diferente do Tio Rick, nunca chegou a falar mal de sua experiência com os dois filmes da saga de Percy pela Fox. Muito pelo contrário, pois ele chegou a dizer ser muito grato pelas oportunidades que o papel o proporcionou. Apesar disso, disse que não voltaria para um possível projeto.

Então, chegamos em 2020 com a notícia de um seriado pelo Disney+, e o ator foi novamente questionado. Desta vez, em um entrevista no Entertainment Tonight, Logan foi perguntado se ele toparia voltar a franquia em um novo papel. A sua resposta foi positiva e você pode conferir logo abaixo.

Logan Lerman

“Honestamente, estou impressionado com isso e fico lisonjeado que as pessoas ainda falem sobre a série Percy Jackson. sim, eu vi isso (a notícia sobre a série). Claro, eu lias coisas. Estou preso em casa com meu telefone, então é claro que eu o li.”

“Sim, possivelmente, só depende. é cedo demais, você sabe. Geralmente começa com um anúncio como esse para um grande projeto. Então, eles anunciaram o desenvolvimento desta série. Gostaria de saber quando eles estão pontos para fazê-la. Eles precisam aprovar roteiros, fazer um orçamento, receber o sinal verde. Tem tudo isso pela frente. Então, isso pode demorar algum tempo para acontecer, você sabe. Estou curioso para saber se haveria um papel interessante para mim ou algo assim. Eu definitivamente consideraria participar disso.”

Orçamento generoso

Nos últimos tempos, temos visto cada vez mais produções para a TV e streamings com orçamentos equiparáveis aos filmes de Hollywood.

Com esse novo costume e a sua alta taxa de sucesso, muitos questionaram o autor dos livros e produtor da série sobre o assunto. E em outra postagem do seu blog oficial, Rick falou que a série ainda está em estágios iniciais e também, acabou confirmando os boatos. Vejam:

Rick Riordan

“Qual será o orçamento? (Dica: TV de boa qualidade não é barata. Em termos de qualidade, é preciso estar de igual para igual com sucessos da Disney+ como Wandavision e Mandalorian).”

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui