Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa – Análise completa do 1º teaser trailer

Confiram nossa análise completa do 1º trailer de "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" e descubram tudo o que precisam saber sobre!

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa - Análise completa do 1º trailer

É isso mesmo geeks, o 1º teaser trailer de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa está entre nós! Após um tempo de espera torturante, as primeiras cenas do 3º longa-metragem do herói de Tom Holland no MCU chegaram. O vídeo foi disponibilizado no fim da noite desta segunda-feira (24), logo após ser introduzido na CinemaCon.

Nerds e Marvetes, este é um evento histórico. Para pessoas menos ligadas no assunto, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa pode até parecer só mais um filme do amigão da vizinhança. Mas a sua importância vai muito além disso, pois 3 gerações de fãs terão os seus representantes reunidos pela primeira vez nas telonas.

Portanto, chega de enrolação! Venham com o Sanatório Geek e confiram tudo o que vocês perderam neste trailer de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Além de descobrir diversas curiosidades, teorias e conexões do filme com a Fase 4 do MCU!

Análise do trailer de “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”

Opa, esperem ai! Caso ainda não tenham assistido ao trailer, ou até mesmo se ainda não o tenham visto dublado, pisem no freio e confiram-no logo acima.

Por outro lado, se já estiverem inteirados com o vídeo, então sigam conosco nesta análise completa, cena por cena. Ah, e para os apressados de plantão, lá embaixo podem ser encontrados 2 tópicos finais sobre o que ficou de fora do trailer. Estamos em sintonia? Então simbora povo!

O relacionamento com MJ

Tom Holland, Andrew Garfield e Tobey Maguire no Aranhaverso de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
(reprodução: Sony Pictures Entertainment / Marvel Studios)

Primeiramente, somos levados direto para a situação causada ao final de Longe de Casa, onde Peter e MJ descobrem juntos que o Homem-Aranha não possui mais identidade secreta. Assim, J. Jonah Jameson incentiva o público de que o herói na realidade seja o “Inimigo Público” nº1 do momento.

Um pouco mais à frente, encontramos os pombinhos cercados por uma multidão de novaiorquinos surpresos. Mas, na cena de abertura eles aparecem deitados em um telhado, onde ambos discutem sobre o que a mídia e as pessoas têm dito sobre a situação.

Aqui, podemos ver que a primeira página do jornal “New York Post” exibe uma charge do rapaz e de seus amigos. Com a imagem crítica e o título “Spider-Minions”, a matéria insinua que Ned e MJ não tenham passado de meros fantoches nas teias de Peter Parker.

Ainda, essa cena demonstra um pouco mais o quanto ambos os personagens estão apaixonados um pelo outro. Não, sério mesmo pessoal, olhem para a carinha de bobões destes dois:

Posteriormente, vemos Peter e MJ em meio a uma conversa por celular. Assim, temos o vislumbre do quarto dela, onde na parede estão pendurados alguns desenhos pessoas. Esta é uma ótim continuidade com Homem-Aranha: De Volta Ao Lar (2017). Afinal, MJ adora desenhar “pessoas em conflito”.

Peter Parker apreendido e o Departamento de Controle de Danos

Tom Holland, Andrew Garfield e Tobey Maguire no Aranhaverso de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
(reprodução: Sony Pictures Entertainment / Marvel Studios)

Ainda no início, temos uma cena em que Peter está apreendido por uma acusação de homicídio. Aqui, nos encontramos mais uma vez com o DODC, uma sigla para “Departamento de Controle de Danos“. Anteriormente, essa agência foi criada pela S.H.I.E.L.D. e financiada pelas Indústrias Stark, após a Batalha de Nova Iorque.

Em síntese, são eles quem “limpam” a bagunça deixada por super-heróis e super-vilões. Antes de tudo, eles haviam sido propriamente apresentados em De Volta ao Lar. Mas, antes disso a DODC também já havia sido referenciada em Homem de Ferro (2008) e na descanonizada “Agentes da S.H.I.E.L.D.“. Inclusive, a organização quase teve a sua própria série produzida pela ABC.

Mais para frente, vemos o momento exato em que Peter é abordado e rendido pela polícia. Enquanto assistia um noticiário com J. J. Jameson pela televisão, com sua tia May, ambos os personagens reparam em luzes vermelhas e azuis vinda de fora da janela, o que os assusta. Então, vislumbramos Ned e May Parker sendo interrogados

Peter Parker apreendido e o Departamento de Controle de Danos

Ainda, durante a reta final do trailer somos levados de volta à casa dos Parkers. Só que, dessa vez o local está completamente destruído e cercado de misteriosos homens militarizados. Junto deles, vemos Happy Hogan, que se encontra perplexo pela situação. Nisso, deduzimos que Peter já está sendo caçado pelos antagonistas do filme.

Happy Hogan e homens armados na casa destruída de Peter Parker
(reprodução: Marvel Studios)

O retorno às aulas e a divisão pública

Tom Holland, Andrew Garfield e Tobey Maguire no Aranhaverso de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
(reprodução: Sony Pictures Entertainment / Marvel Studios)

Após ambas de suas vidas colidirem, Peter ainda tentará viver normalmente. Por isso, no trailer vemos que o seu retorno para a escola (pois ele e os seus amigos ainda possuem 16-17 anos de idade). Neste ínterim, temos duas cenas que demonstram a sua nova realidade como celebridade.

Na primeira, temos Peter, MJ, Ned e Flash – que agora é loiros como nas HQs – sendo escoltados pela polícia para dentro do colégio. Aqui, é interessante ressaltar que Flash era o fã nº1 do Homem-Aranha. Então, ele deve apoiar Peter durante essa crise. Já na multidão, e em seus cartazes, temos pessoas que apoiam Mystério e toda a sua elaborada mentira.

Peter Parker volta para escola depois de ter sua identidade secreta revelada
(reprodução: Marvel Studios)

Um dos cartazes carregados pela multidão possuí uma imagem do protagonista com chifres e a legenda “o diabo disfarçado”. Essa oposição remete diretamente à divisão entre aqueles que acreditam em Quentin Beck e os que apoiam a inocência do Homem-Aranha. Anteriormente, havíamos tido fotos do set que evidenciaram ainda mais este conflito.

O Sanctum Sanctorum e Wong

Tom Holland, Andrew Garfield e Tobey Maguire no Aranhaverso de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
(reprodução: Sony Pictures Entertainment / Marvel Studios)

Em um certo momento do trailer, Peter decide recorrer à ajuda de Stephen Strange – o qual ele conheceu durante a sua viagem ao planeta Titã, em Vingadores: Guerra Infinita (2018). Como resultado, ao chegar no Sanctum Sanctorum, ele é recebido de imediato por Strange. Mas, logo de cara, vemos que o local está um pouco diferente do habitual.

Pois é, aparentemente o interior do Sanctum está coberto por neve. O motivo disso não é explicado no trailer, mas podemos deduzir que a mudança meteorológica tenha sido causada por algum tipo de feitiço errático. Ou até mesmo um embate mágico. Afinal, podemos até mesmo ver alguém limpando o lugar (à esquerda).

Voltando… ao pedir para que Strange execute um feitiço o qual apague a sua identidade secreta da memória de todos, Peter é confrontado por Wong. O personagem que terá participação no tão próximo Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, diz que não é uma boa ideia e que Strange não deve realizá-la. Então, o personagem parece partir em viagem, indicando a sua indisponibilidade durante a trama.

O erro no feitiço do Doutor Estranho

Tom Holland, Andrew Garfield e Tobey Maguire no Aranhaverso de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
(reprodução: Sony Pictures Entertainment / Marvel Studios)

Logo depois de Stephen Strange concordar com Wong sobre não efetuar o perigoso “feitiço de esquecimento”, o Mago Supremo retorna aos seus costumes rebeldes e decide concordar em ajudar. Imediatamente, ele e Peter vão ao subsolo, onde eles realizam o tal feitiço. E é claro, tudo dá errado.

Atualmente, muitos internautas têm se confundido com o erro cometido durante essa cena. Portanto, vamos recapitular o final de Loki (ou seja, SPOILERS): Ao final da série, Sylvie mata Aquele Que Permanece. Dessa forma, a ação da personagem é mostrada como o estopim-chave para o destrinchamento da Linha do Tempo Sagrada e a liberação do Multiverso por todo o MCU.

Portanto, Wanda não abriu o Multiverso. No máximo ela desiquilibrou a realidade, acessando az vozes das Variantes de Billy e Tommy. Enquanto Strange teve erro em seu feitiço justamente pela ação de Sylvie. Aparentemente, ele não saberá da abertura, o que influenciará negativamente no feitiço. Ou seja: não, o Doutor Estranho não será quem abriu o Multiverso.

Seguindo em frente, vemos algo de muito errado na execução do feitiço. Então, Peter e Strange parecem serem transportados para um espaço no vácuo muito parecido com aquele onde a Cidadela do Fim dos Tempos está localizada, em Loki. Logo em seguida, flashs coloridos indicam que diferentes realidades se chocaram / entrelaçaram.

O feitiço do Doutor Estranho para Peter Parker dá errado por causa do multiverso
(reprodução: Marvel Studios)

Homem-Aranha e Doutor Estranho em ação

Tom Holland, Andrew Garfield e Tobey Maguire no Aranhaverso de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
(reprodução: Sony Pictures Entertainment / Marvel Studios)

Seguindo com os acontecimentos do tópico anterior, em alguns frames do final, vemos Peter se assustar por alguma anomalia não identificada em suas costas, ainda no subsolo do Sanctum Sanctorum. Definitivamente, é difícil acertamos o que ocorreu, já que a cena é bem rápida.

Por analogia, o fenômeno aparenta ser um reflexo de outra realidade. E, partindo deste conceito, o nosso chute é de que aquela sombra possa ser uma das Variantes do personagem (Tobey Maguire, Andrew Garfield ou um novo). Mas o consenso dos fãs têm sido de que este deve ser o Lagarto, de O Espetacular Homem-Aranha (2012).

Em seguida, vemos ambos os protagonistas na rua e em seus respectivos trajes. Aqui, o Homem-Aranha aparenta tentar pegar uma caixa misteriosa das mãos de Strange, essa a qual muitas especulam ser um “receptáculo” para os vilões. (Ou seja, uma espécie de item mágico para aprisionar as Variantes de outras realidades). Então, Peter é afastado ao ser jogado para a sua forma astral.

Doutor Estranhon expulsa o Homem-Aranha em sua projeção astral

Em dois momentos específicos do trailer, Homem-Aranha e Doutor Estranho são mostrados em ação. Em suma, o primeiro remonta as distorções de realidade vistas em Doutor Estranho (2016). Enquanto no segundo, Strange aparece em cima de um trem em movimento, em meio à um cânion e junto de Peter. Então, o mago duplica os vagões e os trilhos. Isso não parece fazer sentido por enquanto, mas remete a uma certa cena…

Por fim, o novo Traje Preto e Dourado do Homem-Aranha é apresentado. A cena é rápida e bem fácil de se perder. Ao passo de muitos não notarem a novidade, além de deixarem seguintes detalhes passarem batidos:

  1. Peter tira a máscara na frente de todos no local;
  2. Ao tirá-la, ele aparenta estar confuso, perdido ou atordoado;
  3. Um homem indica para onde ele deve ir. O que sugere que essa possa ser uma cena de perseguição.
Peter Parker como Homem-Aranha no Traje Preto e Dourado
(reprodução: Marvel Studios)

Anteriormente, assim como em muitos outros produtos licenciados, um novo action-figure da Hot Toys revelou todos os detalhes deste novo traje do super-herói. Confiram todas as imagens reveladas para o item:

+ Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa | Grandes novidades são reveladas através de produtos da Lego, Hasbro e da Funko

Os membros do Sexteto Sinistro no MCU

Tom Holland, Andrew Garfield e Tobey Maguire no Aranhaverso de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
(reprodução: Sony Pictures Entertainment / Marvel Studios)

Como não somos bobos, guardamos o melhor para o final. Porque o Duende Verde de Homem-Aranha (2002), o Doutor Octopus de Homem-Aranha 2 (2004) e o Electro de O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014) estão confirmadíssimos! Isso mesmo, após um ano de bafafá e teorias, os vilões de Willem Dafoe, Alfred Molina e Jamie Foxx estarão em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.

Pulando as coisas óbvias, devemos focar em alguns assuntos bem menos evidentes. Primeiramente, o filme não deve girar entorno apenas do Aranhaverso, tendo também o arco do Sexteto Sinistro como tema principal. Nas HQs, os principais vilões do cabeça de teia são quem compõe o grupo, tal qual deve ser neste longa. Entretanto, o trailer apenas nos revela a presença de 3 deles.

A volta do Sexteto Sinistro em Homem-Aranha
(reprodução: Marvel Comics)

Sobretudo, em uma segunda cena do Electro, em que os seus raios atacam o Homem-Aranha (raios amarelos iguais às HQs, e não azuis como os de O Espetacular Homem-Aranha 2), podemos ver Peter utilizando novamente o Traje Preto e Dourado. Simultaneamente, também é perceptível uma barreira que emerge do solo e protege o herói.

Electro ataca Peter Parker em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
(reprodução: Marvel Studios)

Assim como muitos apontaram sobre a outra cena com raios, essa daqui pode muito bem ser uma indicação da presença do Homem-Areia de Thomas Haden Church, apresentado em Homem-Aranha 3 (2007). Ao final daquele filme, o antagonista é perdoado pelo Peter Parker de Tobey Maguire. Portanto, faria sentido se ele escolhesse auxiliar o amigo da vizinha de Tom Holland.

Em conclusão, o 6º membro do grupo ainda se mantém como um completo mistério. Todavia, se usarmos a lógica, apontar a possibilidade deste ser Adrian Toomes, o Abutre do MCU de Michael Keaton. Este que poderia ser o dono da misteriosa voz ao final do trailer (duas coisas que não necessitam necessariamente estarem conectadas).

+ Marvel Studios | Guia definitivo de lançamentos da Fase 4 do MCU

Cadê os outros Miranhas no MCU?

Cadê os outros Miranhas?
(reprodução: Sony Pictures Entertainment / Marvel Studios)

A presença dos vilões de outras gerações foi de tirar o fôlego, sem sombra de dúvidas. Muito se discutia sobre a participação deles no filme. E, apesar de seus respectivos atores terem soltado as papas das línguas aqui e ali, muitos ainda não se tinham por conhecidos. Bem, agora restam mais dúvidas. Ou será que restam?

Afinal de contas, onde é que estão os outros Homens-Aranhas? Cadê o Tobey Maguire e o Andrew Garfield, hein? Okay, todos pensamos nisso por pelo menos alguns instantes após vermos que o trailer não revelou oficialmente suas participações. Porém, devemos ter calma, porque este é só o 1º trailer de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.

Agora, se vocês desejam ter certeza absoluta de que os dois atores estarão no filme, então fiquem com duas fotos vazadas do set. Nelas, podemos ver com clareza o rosto do Espetacular Homem-Aranha, Garfield. Já em questão de Maguire, não há o porquê desconfiar de que a silhueta ao fundo não seja ele. Afinal, o físico deste indivíduo se assemelha bastante ao do herói de Sam Raimi. Vejam:

Querem mais? Então fiquem com um vídeo publicado originalmente nos stories de Manolo Rey – o dublador oficial de Tobey Maguire – onde ele confirma sutilmente o seu envolvimento em No Way Home.

Ainda, devemos ressaltar que entre roteiros vazados e especulações por ai, diferentes fontes dizem que um 4º Homem-Aranha estará em No Way Home. Se não descartamos essa possibilidade, então será que teremos a introdução de Miles Morales? Vale lembrar que o garoto já havia sido mencionado em De Volta ao Lar.

Finalmente, mesmo que apenas o Doutor Octopus de Alfred Molina tenha aparecido, supostas fotos vazadas confirmam Jamie Foxx e Willem Dafoe. Vejam-nas:

“Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” na cronologia do MCU

Homem-Aranha: Sem Volta Para Cada na cronologia do MCU
(reprodução: Marvel Studios)

Para finalizar, responderemos a pergunta “quando se passa Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa?”. Bem, primeiramente é importante frisar que este filme se encaixa na atual Fase 4 do Marvel Cinematic Universe (MCU). Enquanto, curiosamente, Longe de Casa tratou por encerrar a Fase 3 (em junho de 2019)

Resumidamente, se não levarmos em conta as produções que virão antes de Sem Volta Para Casa (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Eternos, Gavião Arqueiro e talvez Ms. Marvel), este encerramento de trilogia será o último evento da cronologia até então. Afinal de contas, ele se iniciará exatamente onde o 2º filme nos deixou, entre junho e agosto de 2024 – 6 meses depois de Ultimato.

Talvez te interesse:

+ What If…? | Série terá menos episódios do que o previsto e trará histórias canônicas para o MCU

+ Loki 2ª temporada | Descubra tudo sobre o futuro do Deus da Mentira no novo multiverso do MCU

+ What If…?: Roteirista comenta sobre a última participação de Chadwick Boseman no MCU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui