Eternos: Análise do trailer final e guia de personagens

Descubra a origem dos "Eternos" nas HQs e entenda tudo o que o Trailer Final revelou sobre os heróis no MCU!

Eternos: Análise do trailer final e guia de personagens

Este final de ano é sem sombra de dúvidas um ótimo período para ser um fã da Marvel. Pois daqui duas semanas teremos a estreia de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, enquanto acompanhamos What If…? no Disney+. E com o decorrer dos próximos meses, teremos outras séries e mais um filme: Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.

Só que, pouco após o encerramento da atual animação e de Shang-Chi, seremos agraciados pelo próximo filme cósmico do MCU: Eternos. Carregado por um elenco de peso, uma direção surpreendente e uma proposta diferente do habitual, este promete ser um dos mais grandiosos projetos da casa.

Então, hoje, quinta-feira (19/08), a Marvel Studios revelou o segundo e último trailer de Eternos, apresentando respostas para algumas de nossas mais frequentes dúvidas e instigando muitas outras. Por isso, venham como Sanatório Geek e descubram tudo que o trailer revelou e entendam melhor quem são os Eternos, os Deviantes (os vilões) os seus grandiosos criadores, os Celestiais.

Quem são os grupos presentes em “Eternos”

Quem são os grupos presentes em “Eternos”
(reprodução: Marvel Studios)

Antes de seguirmos com a nossa análise do recém lançado trailer, que tal passarmos por um “mini Telecurso” sobre a origem e a mitologia por trás de Eternos? Apesar de ser o terceiro grupo à protagonizar no MCU, as HQs que originaram todos estes personagens trazem conceitos muito mais influentes ao universo da Marvel do que estamos todos acostumados a ver nos filmes.

Criados por Jack Kirby (uma das maiores mentes criativas da Marvel Comics), os Eternos, os Celestiais e os Deviantes apareceram pela primeira vez no ano de 1976, em Eternals 1#. Com isso, foram apresentados os membros de cada grupo.

Quem são os grupos presentes em “Eternos”
(reprodução: Marvel Comics)

Essa edição explica que foram os Celestiais quem criaram ambas as espécies à partir de experimentos genéticos com as primeiras formas de vida humana no planeta. Posteriormente, descobre-se que eles também foram os responsáveis pela existência do Gene-X dos mutantes.

Quem são os grupos presentes em “Eternos”
(reprodução: Marvel Comics)

Agora, em questão da adaptação cinematográfica (anunciada em 2018), teremos a diretora Chloé Zhao no comando. Ela que é vencedora das categorias de Melhor Filme e Melhor Direção do Oscar 2021, com o longa Nomadland. Zhao é conhecida por ser adepta dos efeitos práticos e do uso de locações, ao invés de estúdios. Por isso, ela já tem se destacado com todo o estilo visual de Eternos. Inclusive, desde o 1º trailer.

+ Veja também: Marvel Studios | Guia definitivo de lançamentos da Fase 4 do MCU

Quem são os grupos presentes em “Eternos”
(reprodução: Marvel Studios)

Os Eternos

Eternos
(reprodução: Marvel Comics)

Como dito, os Eternos são uma raça e equipe de super-heróis criadas pelos Celestiais. O seu surgimento veio por meio de um “empurrão” genético, dado em um seleto grupo de homens das cavernas do planeta Terra. Após os experimentos, estes seres emergiram como imortais, belos e detentores de diferentes poderes cósmicos.

Por serem tão diferentes, ao mesmo tempo em que são tão iguais, as principais características de cada um dos membros dos Eternos podem confundir muitos viajantes de primeiro vôo. Portanto, vamos conhecê-los melhor:

  • Ajak: Líder tático do grupo. No MCU será capaz de se comunicar diretamente com os Celestiais – interpretado por Salma Hayek;
  • Ikaris: Comandante geral do grupo. Pode voar, soltar raios de energia pelos olhos e conjurar a Unimente – interpretado por Richard Madden;
  • Thena: Uma guerreira feroz, capaz de criar armas corpo-a-corpo de qualquer tipo à partir de pura matéria – interpretada por Angelina Jolie;
  • Sersi: É capaz de alterar a genética de seres, moléculas e átomos de objetos e criar ilusões/projeções – interpretada por Gemma Chan;
  • Gilgamesh: Também conhecido como “O Esquecido”, ele possui habilidades de combate e resistência superiores – interpretado por Dom Lee;
  • Phastos: É um ferreiro e inventor melancólico. Cria equipamentos e meios de transporte com energia cósmica pro grupo – interpretado por Brian Tyree Henry;
  • Kingo: É um mestre espadachim que vive uma vida terrestre como um grande ator e produtor de Bollywood – interpretado por Kumail Nanjiani;
  • Sprite: É um Eterno com aparência [eterna] de um pré-adolescente, capaz de transmutar matéria – interpretado por Lia Ryan McHigh;
  • Makkari: É o velocista do grupo, conhecido por ser inconsequente e não ser levado a sério. No MCU será uma mulher surda-muda – interpretada por Lauren Ridloff;
  • Druig: Um manipulador recluso, capaz de muitas habilidades, em especial, o controle de mentes – interpretado por Barry Kheogan.
Os Eternos
(reprodução: Marvel Comics)

+ Veja também: What If…? | Série terá menos episódios do que o previsto e trará histórias canônicas para o MCU

Como visto, os Eternos são formados por variados membros. Mas é válido ressaltar que estes são apenas os terrestres. Pois também há seres com traços sua raça em outros mundos, como Thanos (nas HQs). O mesmo se aplica aos Deviantes, que também se encontram em meio à raça Skrull.

Apesar de terem origem na Terra, os Eternos do MCU parecem terem vindo do espaço, o que pode vir como uma grande alteraração de seu envolvimento com os humanos. Pois agora eles serão alienígenas, ou mesmo “Deuses Astronautas”.

Finalmente, por falar em divindades, é perceptível que a semelhança de seus nomes com os de deuses da mitologia greco-romana. Para esclarecer, nisso não houve coincidência alguma, visto que Jack Kirby os teve como fonte de inspiração para a criação dos personagens.

Além disso, dentro do próprio Marvel, os Eternos foram a razão primária para o surgimento destes famosos deuses mitológicos. Por exemplo: para Ikaris temos Icarus, assim como Thena para Athena.

Os Eternos
(reprodução: Marvel Studios / Marvel Comics)

Os Deviantes

Os Deviantes
(reprodução: Marvel Comics)

Com o processo de aceleração evolutiva feito pelos Celestiais na Terra, também foram originados os Deviantes. Estes que são seres de diversificados aspectos monstruosos e desprovidos das várias habilidades dos Eternos. Por outro lado, eles detêm grande inteligência. E, em casos raros, podem possuir poderes de níveis mais baixos.

Por serem muito diversificados, passamos a pensar que os Deviantes devem ser muito toleráveis com os seus próximos, não é? Bem, deveriam, mas não são. Pois são conhecidos por serem extremamente violentos e discriminadores. Além disso, o ódio nutrido pelos seus criadores e os Eternos, fez com que a espécie se acomoda-se com costumes de superioridade, conquista e impulsividade.

Apesar de se esconderem no subsolo terrestre, o filme trará “uma nova forma dos Deviantes”, segundo Kevin Feige (via Omelete). O significado exato disso ainda é desconhecido. Mas pode muito bem estar relacionado ao seu novo visual e possível origem extraterrestre.

Por fim, não poderíamos deixar de falar de Kro, um dos Deviantes mais importantes das HQs. Este é um dos maiores líderes de sua raça, tendo como habilidade principal o controle mental sob o seu próprio corpo. Como resultado, ele é capaz de alterar sua estrutura corpórea (levemente). Da mesma forma, ele também pode se imunizar contra doenças e prolongar seu tempo de vida.

Os Celestiais

Os Celestiais
(reprodução: Marvel Comics)

Agora que falamos dos protagonistas e dos antagonistas, é chegado o momento de lhes apresentarmos os causadores de tudo isso: Os Celestiais. Estes seres são alguns dos mais próximos ao divino do universo Marvel, sendo capazes de dominar o cosmo de maneiras inimagináveis.

Cada um deles possui um papel distinto na engenharia evolutiva. Consequentemente, os Celestiais geralmente são o epicentro no desenvolvimento de variadas formas de vida através do universo.

Dentre eles, temos 10 como os principais dos arcos dos Eternos. Dentre estes, 4 já marcaram presença em meio aos materiais de divulgação do novo filme. Então, vamos conhecê-los melhor:

  1. Arishem / O Juiz: É um dos Celestiais mais importantes, responsável pelo julgamento de civilizações. Foi líder da expedição feita à Terra;
  2. Jemiah / O Analisador: É o cientista dos Celestiais, sendo incumbido de analisar geneticamente as espécies coletadas.
  3. Hargen / O Medidor: Este não possui um papel muito bem explicado, só se tem certeza de que ele é quem mede os achados de sua espécies;
  4. Nezarr / O Calculador: Ele é o matemático de sua espécie e é capaz de criar ilusões.

Fora eles, ainda temos TefralO Agrimensor, OnegO Provador, Gammenon O Coletor, EsonO Buscador, ZiranO Testador e One Above-All (o líder dos Celestiais, o qual carrega o mesmo nome do deus da Marvel, mas é um ser totalmente distinto do mesmo).

Os Celestiais
(reprodução: Marvel Comics)

+ Veja também: Marvel Studios | Guia definitivo de lançamentos da Fase 4 do MCU

Os Celestiais
(reprodução: Marvel Comics)

Os Celestiais do MCU

Os Celestiais do MCU
(reprodução: Marvel Studios)

Uma vez propriamente apresentados, agora é hora de tirarmos nossos olhos das páginas dos quadrinhos para nos voltarmos aos filmes. Afinal de contas, os Celestiais já marcaram presença em mais de uma ocasião no MCU. Em outras palavras, as divindades já fazem parte do DNA deste universo compartilhado.

Em primeiro lugar, Eson é o único dos últimos 6 Celestiais citados à dar as caras de forma indubitável em Guardiões da Galáxia (2014). Para resumir, o Buscador aparece em uma rápida gravação, durante a explicação do Colecionador sobre as Jóias do Infinito. Neste vislumbre, vemos Eson utilizar a Jóia da Força para dizimar um planeta inteiro.

Os Celestiais do MCU
(reprodução: Marvel Comics / Marvel Studios)

Ainda em Guardiões da Galáxia, pouco antes desta cena somos apresentados ao Lugarnenhum, uma estação espacial localizada dentro da cabeça de um Celestial, morto de forma desconhecida. Por outro lado, nas HQs Lugarnenhum surgiu após o Deus dos Simbiontes, Knull, decapitar um Celestial com a sua Necrosword.

Sendo improvável o uso dessa mesma origem no MCU, muitos fãs teorizam que uma das primeiras artes conceituais de Eternos possa indicar a identidade deste ser nos cinemas. Mas é claro, por enquanto essas sugestões não se passam de teorias.

Então, em Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017), fomos apresentados a Ego, O Planeta Vivo. O personagem é pai de Peter Quill (o Senhor das Estrelas) e é o principal antagonista do longa. E como já visto antes, a Marvel Studios utiliza de sua liberdade artística mais uma vez, tornando-o um Celestial. No entanto, nos quadrinhos Ego é um corpo celeste infectado por uma bactéria.

Os Celestiais do MCU
(reprodução: Marvel Studios/ Marvel Comics)

Dentro do MCU, Ego – assim como Peter (que é um mestiço) – é um Celestial incomum, capaz de locomover-se em forma humana. E mesmo tendo sido derrotado no 2º filme dos Guardiões, o personagem votou a aparecer no 2º episódio da animação What If…?, no Disney+. Em uma cena que insinua que, desta vez, ele conseguirá juntar forças com o seu filho.

O Cavaleiro Negro

O Cavaleiro Negro
(reprodução: Marvel Comics)

Por último, temos um bônus, já que Eternos não trará apenas os já comentados grupos de seres superpoderosos. Pelo contrário, o filme também introduzirá Dane Whitman, o Cavaleiro Negro. Pelo o que tudo indica, Kit Harrington (conhecido por seu papel como Jon Snow e Game of Thrones) trará uma versão ainda comum do personagem.

Então, para nos prepararmos para a sua chegada no MCU, que tal conhecermos mais de suas origens nas HQs? Então, comecemos pelo surgimento do manto. inicialmente, ele foi carregado por Sir Percy da Escândia, um cavaleiro que treinou o Rei Arthur e também esteve aos serviços do mago Merlin, sob o próprio título de “Cavaleiro Negro“.

Sir Percy carregava uma arma especial, chamada Espada de Ébano, que era amaldiçoada. Essa maldição fazia com que qualquer um que derramasse sangue em “atos cruéis” fosse tomado por um apetite de morte, passando a ser conhecido como “Cavaleiro Sangrento“.

A maldição chegou a tocar o tio de Dane, Nathan Garratt, um anti-herói que passou o manto ao sobrinho.

Como Cavaleiro Negro, Dane seguiu por um caminho justo e heroico, tendo feito parte da Excalibur e dos Vingadores, servindo como um gênio da tecnologia e mestre das artes mágicas. Nisso, além de Espada de Ébano, ele também carrega o Escudo Noturno. Da mesma forma, Dane também p três pégasos: Aragorn, Valinor e Strider.

Assim como nas páginas dos quadrinhos, Dane estará em um relacionamento amoroso com Sersi (após a mesma passar séculos longe de seu antigo amor, Ikaris). Dessa forma, o personagem será introduzido à trama de Eternos por meio de sua namorada, a qual ele não deve suspeitar ser uma Eterna.

O Cavaleiro Negro
(reprodução: Marvel Comics)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui