Entenda a origem, as semelhanças e as diferenças entre o Dia da Toalha e o Dia do Orgulho Nerd

Não muito tempo atrás, ser considerado nerd ou CDF (cadeira de ferro) eram ofensas muito mal vistas pela maioria das pessoas. De fato, aqueles que demonstravam muito fascínio por alguns assuntos se tornavam alvos fáceis de bullying e exclusão social. Porém, estes tempos ficaram para trás.

Com o passar da década de 90 e adiante, tanto o termo nerd quanto “geek” passaram a ser reinterpretados pela sociedade. Não, na realidade eles começaram a ser compreendidos, bem aceitos e  até mesmo adotados. Isso ocorreu devido a popularização de obras de ficção científica para o mainstream.

Filmes de super-heróis, séries sci-fi, livros de fantasia e vídeo games dos mais variados tipos se tornaram conteúdos de entretenimento universais. E o que isso proporcionou? Bem, ocorreu a valorização e a requisição por todo este panteão de estilos de vida. Com isso, podemos afirmar que nunca houve um melhor momento para se orgulhar em ser um nerd ou geek.

Com tudo isso dito, hoje iremos entrar de cabeça nas raízes dos tão conhecidos Dia da Toalha e Dia do Orgulho Nerd, que ocorrem hoje mesmo, no dia 25 de maio. Então, vem com o Sanatório Geek e descubra tudo sobre estes dois eventos que compartilhados por milhões de apaixonados pela cultura pop.

O que é o Dia da Toalha de Douglas Adams?

O que é o Dia da Toalha de Douglas Adams?

Primeiramente, vamos nos aprofundar no Dia da Toalha, sua origem e importância. Bem, para entender isso da melhor forma, devemos partir do início. Vamos conhecer o homem que influenciou e tornou isso tudo possível: Douglas Adams.

Douglas Noël Adams foi um comediante e escritor de ficção científica britânico. Ele nasceu no dia 11 de março de 1952 e faleceu aos seus 49 anos de idade, em maio de 2001. Durante sua vida, Adams se dedicou a criar histórias que divertissem ao tratar de forma sarcástica as temáticas mais rotineiras da vida humana.

Tendo colaborado em diversos projetos de prestígio como em Monty Python e Doctor Who, o escritor acabou se consagrando como um ícone da cultura nerd por ter criado a saga de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias. Sendo chamada de forma humorada como uma “trilogia de cinco livros”, estas histórias ajudaram a introduzir muitos à este tipo de conteúdo.

Com origem vinda das ideias de uma noitada de bebedeira e de um programa em rádio de 1978 (também criado pelo autor), a saga de livros foi composta pelos seguintes volumes:

  • O Guia do Mochileiro das Galáxias (1979);
  • O Restaurante no Fim do Universo (1980);
  • A Vida o Universo e Tudo Mais (1982);
  • Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes (1984);
  • Praticamente Inofensiva (1992).
O que é o Dia da Toalha de Douglas Adams?
Reprodução: Editora Sextante

+ Stranger Things, 4ª temporada | Por que a nova temporada está demorando tanto pra estrear na Netflix?

A história contada ao longo de mais de uma década por Douglas Adams se inicia com o protagonista, Arthur Dent. Que após descobrir que o seu vizinho é um alienígena, é convidado pelo mesmo para se salvar de uma morte eminente, visto que a Terra será destruída para possibilitar a construção de uma nova via interespacial.

Ford Prefect, o extraterrestre, está em nosso mundo com o único objetivo de pesquisar e catalogar informações úteis para a nova versão do tão especial guia do título. Curiosamente, uma das várias marcas estabelecidas pela saga foi a frase “Don’t Panic” (traduzida para “Não Entre em Pânico”), a qual estampa a capa do livro na história.

Outros elementos criados que se consagraram a partir da mente criativa do autor foram o número 42 – que seria a resposta para a vida, o universo e tudo – e a famigerada “toalha”. Basicamente, a mitologia deste universo de livros estabelece que as toalhas são o item de viagem definitivo para um viajante espacial.

O que é o Dia da Toalha de Douglas Adams?

+ Marvel Studios | Guia definitivo de lançamentos da Fase 4 do MCU

Essa afirmação é explicada logo no primeiro livro, mais especificamente em seu terceiro capítulo. Nele, temos uma longa explicação das várias serventias do objeto. Tais como:

  • Serve como um agasalho para atravessar as frias luas de Beta de Jagla;
  • Pode ser usada para se deitar nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V;
  • Possibilita o uso como proteção ou cobertor para dormir sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon;
  • Substitui as velas de uma minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth;
  • Facilita o combate corpo a corpo, bastando umedece-la ;
  • Protege o usuário de emanações tóxicas e do olhar da Terrível Besta Voraz de Traal, caso seja amarrada na cabeça;
  • Sinaliza ajuda ao ser balançada ou agitada em situações de emergência;
  • Enxuga um ser que esteja molhado, caso a toalha estiver limpa.
O que é o Dia da Toalha de Douglas Adams?

+ Batman e Superman | HBO Max e Cartoon Network anunciam 2 novos desenhos para os super-heróis

Por conta de sua importância para os personagens deste universo maluco, a toalha acabou sendo escolhida como o símbolo deste dia. Mas, pera aí, de onde surgiu a ideia para essa comemoração? E por que o dia 25 de maio? Para responder isso, vamos para um próximo tópico.

Por que o Dia da Toalha foi criado?

Por que o Dia da Toalha foi criado?

Como dissemos, Douglas Adams faleceu há duas décadas atrás. Isso ocorreu no dia 11 de maio de 2021, enquanto o autor estava realizando alguns exercícios físicos de rotina. O ataque cardíaco foi inesperado e chocou todos os seus fãs ao redor do mundo.

Nisso, duas semanas após o ocorrido, no dia 25 de maio, vários de seus fiéis mochileiros galácticos foram às ruas com suas toalhas. A homenagem foi a responsável por originar essa tradição, onde nerds de diversos locais no mundo, carregam a sua toalha durante o seu dia, reverenciando o legado de Adams e compartilhando o orgulho em ser um amante dessa cultura.

+9 séries parecidas com Dark para você assistir

Ainda foi discutida a possibilidade de moverem o Dia da Toalha para 42 dias pós a sua data de falecimento, ou até mesmo depois de seu aniversário. Porém, o dia 25 de maio acabou se consolidando como o Dia da Toalha definitivo.

Simbolo icônico da saga
Simbolo icônico da saga
Um fã reproduzindo o icônico gesto
Um fã reproduzindo o icônico gesto
Imagem Promocional do filme de 2005
Imagem Promocional do filme de 2005 / Reprodução: Touchstone Pictures

+ What If…? | Descubra tudo que sabemos sobre a futura série animada da Marvel

Atualmente, muitos podem não conhecer a história por trás dessa data. Devem haver até mesmo aqueles nerds e geeks que não conhecem a história de vida e as criações deste autor. Porém, de forma direta ou indireta, Douglas Adams foi o responsável por evoluir o conceito de que “ser nerd é algo muito legal”.

Para encerrar este primeiro assunto, devemos citar mais um elemento marcante criado por Adams. Além das referências que já comentamos, o título do 4º livro de sua mais famosa saga também é uma frase estabelecida entre seus fãs. Tendo até mesmo sido usada como uma forma de homenagear o seu trabalho, já que a frase abaixo está estampada em sua lápide.

Até mais, e obrigado pelos peixes.

Star Wars e o Dia do Orgulho Nerd

Star Wars e o Dia do Orgulho Nerd

Muitos podem conhecer o dia 25 de maio como o Dia da Toalha, mas há muitos outros que o conhecem como o Dia do Orgulho Nerd. E por que isso acontece? A explicação para isso na verdade é bem simples, e ela pode ser resumida por apenas duas palavras: Star Wars.

O primeiro filme dessa enorme franquia, chamado atualmente como Star Wars: Episódio IV: Uma Nova Esperança, teve sua première no dia 25 de maio de 1977. Esse acontecimento moldou o mundo como ele é hoje. Sério mesmo, a influência dessa franquia não se limita apenas para o mundo da arte ou para a cultura nerd e geek.

+ Castlevania, 4ª temporada – Crítica

Star Wars e o Dia do Orgulho Nerd

Reprodução: Disney

Agora, o evento em si só veio surgir em 2006, na Espanha. Em todo o país, ocorreram eventos com a concentração de vários adicionados em Star Wars. Ainda, houveram muitas outras pessoas que apenas comemoraram o seu orgulho em ser parte da comunidade nerd. O evento acabou chamando a atenção da mídia, principalmente por juntar mais de 300 pessoas em Madri.

Então, em 2007, o país repetiu o feito. Porém, desta vez obtiveram muitos patrocínios e ainda mais viabilidade na mídia. Além disso, o Dia do Orgulho Nerd deste ano foi marcado por uma campanha de doação de sangue e uma espécie de “consolidação dos direitos nerds”.

Mas, foi em 2008 que a data virou febre mundial. Neste ano, o evento foi comemorado nós Estados Unidos, o que acarretou na sua adoção pelo restante dos continentes. Ainda, é válido lembrar que o mês de maio é mesmo um momento especial do ano. Afinal, o seu 4º dia também é o dia de Guerra nas Estrelas oficialmente intitulado por May The 4th.

Atualmente, o Dia da Toalha e o Dia do Orgulho Nerd não recebem muitas diferenciações. Sendo que ambos os termos são utilizados com o mesmo sentido. Afinal, 25 de maio não é apenas um dia para comemorar os feitos de O Guia do Mochileiro das Galáxias e Star Wars.

Não. O dia de hoje é o dia em que usamos nossas toalhas, levantamos os nossos sabres de luz e urramos o quão é bom ser um nerd/geek!

Share.

Olá leitor! Me chamo Guilherme e tenho que admitir que sou fanático pelo universo Geek e cultura pop. Me considero eclético nos meus gostos e busco demonstrar a minha paixão por meio da escrita.

Leave A Reply