Besouro Azul | Xolo Maridueña de ‘Cobra Kai’ será Jaime Reyes no novo filme da DC para o HBO Max

Ator de "Cobra Kai" será o rosto do longa-metragem "Besouro Azul", da DC pro HBO Max.

A popularidade mundial de personagens em quadrinhos vem de muito cedo em sua história, mas se limitava aos nomes de maior peso como o Capitão América e a Mulher Maravilha. Agora, ainda que tenhamos muitos personagens novos e com variadas versões de si mesmos – como o Besouro Azul – muitos os conhecem mesmo que superficialmente.

E falando no Besouro Azul, este é um manto que possui uma extensa trajetória pela indústria dos quadrinhos. Passando de editora para editora, o personagem acabou por cair nas mãos da DC Comics, que o integrou ao seu universo de super-heróis e o remodelou de diferentes formas com o passar das décadas.

Com isso, muitos fãs foram fisgados pelos detentores deste manto. E agora, este público pode comemorar, pois o filme live-action do Besouro Azul acaba de ter a escolha de seu protagonista, Xolo Maridueña. Um jovem ator em ascensão na indústria, o qual é muito reconhecido pelo papel de Miguel Diaz no seriado Cobra Kai.

Quer ficar por dentro dessa novidade e de tudo que sabemos sobre este novo projeto do HBO Max? Então venha com o Sanatório Geek e mergulhe de vez na origem do Besouro Azul e no potencial do seu futuro na DC!

Qual é a origem do Besouro Azul?

Besouro Azul
(reprodução: DC Comics)

O Besouro Azul é um personagem criado pelos quadrinistas Chuck CuideraWill Eisner, sendo lançado pela Fox Comics em 1939, na HQ Mystery Men Comics #1. A identidade secreta pertencia à Dan Garrett, um justiceiro que utilizava um traje blindado e a vitamina 2X para ganhar poderes e vingar a morte de seu pai.

O visual do personagem era inspirado em outro herói popular da época: O Fantasma. Confiram:

Dan Garrett continuou a obter histórias solo até 1954, onde houve o surgimento do Comics Code Authority, o qual fez com que a Fox Comics fechasse as portas e vendesse os direitos do personagem para a Charlton Comics. Nisso, a nova editora republicou as primeiras edições do personagem e reformulou sua origem.

Agora, Garrett era um arqueólogo que em uma pesquisa de campo, encontrou a tumba do faraó Quéfren. Com este feito, o Doutor descobriu um escaravelho azul alojado no sarcófago. E ao tocar nele, foi levado à presença de Khepri, um antigo deus egípcio que o selecionou como o seu novo campeão e protetor da humanidade.

Em sua nova fase, o personagem recebeu poderes como super força, capacidade de voar, visão raio-x e o disparo de projéteis energéticos. Tudo isso graças ao escaravelho sagrado, que para ser ativado, Garrett deveria segurá-lo e pronunciar as palavras “Kaji Dha”.

Essa história foi introduzida na HQ Blue Beetle Vol 3 #1 (1964). Vejam-na:

Em 1966, a Charlton Comics trouxe mais uma versão do personagem, só que dessa vez, mudando por completo a sua identidade. O novo Besouro Azul era Ted Kord, um aluno de Dan Garritt que recebeu o escaravelho e a benção para o manto. Mas, que não conseguia ativar as prioridades místicas do artefato.

Sem poderes, Kord teve de construir seus próprios equipamentos e utilizar suas habilidades de combate. A sua introdução veio por meio de uma participação na HQ Captain Atom #83 (1966). Já a sua primeira aventura solo foi em Blue Beetle #1 (1967).

+ Veja também: The Batman | Colin Farrell revela quantas cenas o seu Pinguim terá no 10º live-action do Cavaleiro das Trevas

(reprodução: Charlton Comics)

Sendo considerado a versão mais popular do personagem, Ted Kord foi mantido como o Besouro Azul após a sua editora ser comprada pela DC Comics, que tratou por introduzir o personagem – junto do Capitão Átomo e do Questão – após o fim do evento de crossover/reboot “Crise Nas Infinitas Terras” (1985-1986). Tendo sua estreia na nova casa já em 1986.

Finalmente, é interessante citarmos mais algumas curiosidades sobre o 2º detentor do manto azulado:

  • Boa parte das histórias de Ted Kord foram escritas por Steve Ditko (co-criador do Homem-Aranha);
  • O Besouro Azul de Kord foi membro da Liga da Justiça, dos Superamigos e das Aves de Rapina;
  • Ele é dito como o homem mais inteligente do universo DC, superando até mesmo a capacidade intelectual de Bruce Wayne, o Batman;
  • É bem conhecido por formar uma dupla cômica com o Gladiador Dourado, o seu melhor amigo e parceiro de aventuras;
  • Chegou a ser morto por Maxwell Lord (antagonista do filme “Mulher Maravilha 1984“).

+ Veja também: The Flash | O que você precisa saber sobre o 1º filme solo do personagem de Ezra Miller no DCEU

(reprodução: DC Comics)

Quem é Jaime Reyes, o novo Besouro Azul?

Quem é Jaime Reys, o novo Besouro Azul?
(reprodução: DC Comics)

Todo o histórico de Dan e Ted como Besouros Azuis é muito interessante e relevante para as páginas dos quadrinhos. Mas atualmente, um jovem texano e de origem mexicana, Jaime Reyes, tem se mantido como o mais poderoso portador do escaravelho.

Um dia, ao voltar da escola, Jaime se deparou com o artefato alienígena (criado pelos Reach) que havia sido perdido pelo Shazam após a morte de Ted Kord. Naquela noite, o escaravelho de anexou ao garoto de forma permanente.

Isso ocorreu na 3ª edição de Crise Infinita (2006). Com isso, Jaime foi convocado pelo Gladiador Dourado e pelo Batman para derrotar o Irmão Olho. Nisso, o novo Besouro Azul fez sua estreia na 5ª edição da saga. E após o fim destas edições, Jaime Reyes inaugurou a sua própria linha de HQs em 2007.

+ Veja também: Batman e Superman | HBO Max e Cartoon Network anunciam 2 novos desenhos para os super-heróis

(reprodução: DC Comics)

Os poderes do atual Besouro são muito variados, sendo que Jaime mantém as habilidades de seus antecessores, adicionando poderes como o de telepatia (pois o escaravelho e ele se comunicam), tradução de qualquer dialeto e idioma, autocura, entre outras pequenas variações.

Além de ser considerado o mais poderoso de todos os Besouros, Jaime Reyes também possui o elo mais forte com a tecnologia ancestral dos Reach. Além de ter participado de adaptações de histórias da DC como na animação Justiça Jovem e no videogame Injustice 2.

O ‘Besouro Azul’ do HBO Max

O filme ‘Besouro Azul’ do HBO Max
(reprodução: NetheRealm Studios / HBO Max)

Após ganhar uma nova linha de HQs solo em 2016 (em Rebirth) o Besouro Azul de Jaime Reyes passou a interessar os executivos da Warner. Por este e outros motivos, o estúdio apostou de vez no personagem e anunciou o seu filme em 2018, com o roteiro do mexicano Gareth Dunnet-Alcocer (que também está roteirizando o novo remake de “Scarface”, via Deadline).

Apesar de fazer certo barulho na época, o projeto só voltou a ter novas atualizações este ano. Quando em fevereiro, tivemos o anúncio de que o diretor porto-riquenho, Ángel Manuel Soto (o primeiro latino a dirigir uma produção da DC) estaria comandando o projeto.

O filme ‘Besouro Azul’ do HBO Max
(Ángel Soto e Gareth Alcocer)

Então em junho, o filme voltou mais uma vez para a boca do povo, quando portais como o Los Angeles Times trouxeram a informação de que a Warner Bros. estaria mirando na exclusividade de futuros filmes da DC para o HBO Max, como Batgirl (com a protagonista recém confirmada), Zatana e Besouro Azul.

Xolo Maridueña será o protagonista de ‘Besouro Azul’

Xolo Maridueña será o protagonista de ‘Besouro Azul’

Nesta última segunda-feira (2), a internet passou a borbulhar com a possibilidade de estarmos próximos de saber quem seria o escolhido para encarnar o protagonista deste projeto. Nisso, o The Wrap cantou a bola de que Xolo Maridueña estaria sendo fortemente cotado como o selecionado para isso.

E não deu outra, hoje (terça-feira, 3 de agosto), o próprio ator confirmou que estará estrelando Besouro Azul. Por meio de seus stories e de seu feed no Instagram, o jovem talento de Cobra Kai compartilhou a informação e a sua empolgação. Vejam:

+ Veja também: What If…? | Data de estreia da nova animação da Marvel no Disney+, 2º trailer e tudo que sabemos

Xolo soube sobre a sua escalação durante um jantar na noite de segunda-feira, por meio do diretor do filme (Ángel) e dos executivos da Warner (via Aaron Couch). Antes disso, todos haviam participado da Premiere Mundial de O Esquadrão Suicida (que estreia no Brasil na próxima quinta, dia 5 de agosto).

Por enquanto, não temos nenhuma data estipulada para o lançamento de Besouro Azul, mas sabemos que o filme terá John Rickard como produtor pela HBO Max e Zev Foreman como produtor executivo.

Ainda, podemos supor que as gravações tenham início ainda em 2021. Por isso, para futuras atualizações, fique de olho por aqui mesmo, no Sanatório Geek!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui