Besouro Azul | Xolo Maridueña de ‘Cobra Kai’ será Jaime Reyes no novo filme da DC para o HBO Max

Ator de "Cobra Kai" será o rosto do longa-metragem "Besouro Azul", da DC pro HBO Max.

- Publicidade -
- Advertisement -spot_imgspot_img

A popularidade mundial de personagens em quadrinhos vem de muito cedo em sua história, mas se limitava aos nomes de maior peso como o Capitão América e a Mulher Maravilha. Agora, ainda que tenhamos muitos personagens novos e com variadas versões de si mesmos – como o Besouro Azul – muitos os conhecem mesmo que superficialmente.

E falando no Besouro Azul, este é um manto que possui uma extensa trajetória pela indústria dos quadrinhos. Passando de editora para editora, o personagem acabou por cair nas mãos da DC Comics, que o integrou ao seu universo de super-heróis e o remodelou de diferentes formas com o passar das décadas.

Com isso, muitos fãs foram fisgados pelos detentores deste manto. E agora, este público pode comemorar, pois o filme live-action do Besouro Azul acaba de ter a escolha de seu protagonista, Xolo Maridueña. Um jovem ator em ascensão na indústria, o qual é muito reconhecido pelo papel de Miguel Diaz no seriado Cobra Kai.

Quer ficar por dentro dessa novidade e de tudo que sabemos sobre este novo projeto do HBO Max? Então venha com o Sanatório Geek e mergulhe de vez na origem do Besouro Azul e no potencial do seu futuro na DC!

Qual é a origem do Besouro Azul?

Besouro Azul
(reprodução: DC Comics)

O Besouro Azul é um personagem criado pelos quadrinistas Chuck CuideraWill Eisner, sendo lançado pela Fox Comics em 1939, na HQ Mystery Men Comics #1. A identidade secreta pertencia à Dan Garrett, um justiceiro que utilizava um traje blindado e a vitamina 2X para ganhar poderes e vingar a morte de seu pai.

O visual do personagem era inspirado em outro herói popular da época: O Fantasma. Confiram:

Dan Garrett continuou a obter histórias solo até 1954, onde houve o surgimento do Comics Code Authority, o qual fez com que a Fox Comics fechasse as portas e vendesse os direitos do personagem para a Charlton Comics. Nisso, a nova editora republicou as primeiras edições do personagem e reformulou sua origem.

Agora, Garrett era um arqueólogo que em uma pesquisa de campo, encontrou a tumba do faraó Quéfren. Com este feito, o Doutor descobriu um escaravelho azul alojado no sarcófago. E ao tocar nele, foi levado à presença de Khepri, um antigo deus egípcio que o selecionou como o seu novo campeão e protetor da humanidade.

Em sua nova fase, o personagem recebeu poderes como super força, capacidade de voar, visão raio-x e o disparo de projéteis energéticos. Tudo isso graças ao escaravelho sagrado, que para ser ativado, Garrett deveria segurá-lo e pronunciar as palavras “Kaji Dha”.

Essa história foi introduzida na HQ Blue Beetle Vol 3 #1 (1964). Vejam-na:

Em 1966, a Charlton Comics trouxe mais uma versão do personagem, só que dessa vez, mudando por completo a sua identidade. O novo Besouro Azul era Ted Kord, um aluno de Dan Garritt que recebeu o escaravelho e a benção para o manto. Mas, que não conseguia ativar as prioridades místicas do artefato.

Sem poderes, Kord teve de construir seus próprios equipamentos e utilizar suas habilidades de combate. A sua introdução veio por meio de uma participação na HQ Captain Atom #83 (1966). Já a sua primeira aventura solo foi em Blue Beetle #1 (1967).

+ Veja também: The Batman | Colin Farrell revela quantas cenas o seu Pinguim terá no 10º live-action do Cavaleiro das Trevas

(reprodução: Charlton Comics)

Sendo considerado a versão mais popular do personagem, Ted Kord foi mantido como o Besouro Azul após a sua editora ser comprada pela DC Comics, que tratou por introduzir o personagem – junto do Capitão Átomo e do Questão – após o fim do evento de crossover/reboot “Crise Nas Infinitas Terras” (1985-1986). Tendo sua estreia na nova casa já em 1986.

Finalmente, é interessante citarmos mais algumas curiosidades sobre o 2º detentor do manto azulado:

  • Boa parte das histórias de Ted Kord foram escritas por Steve Ditko (co-criador do Homem-Aranha);
  • O Besouro Azul de Kord foi membro da Liga da Justiça, dos Superamigos e das Aves de Rapina;
  • Ele é dito como o homem mais inteligente do universo DC, superando até mesmo a capacidade intelectual de Bruce Wayne, o Batman;
  • É bem conhecido por formar uma dupla cômica com o Gladiador Dourado, o seu melhor amigo e parceiro de aventuras;
  • Chegou a ser morto por Maxwell Lord (antagonista do filme “Mulher Maravilha 1984“).

+ Veja também: The Flash | O que você precisa saber sobre o 1º filme solo do personagem de Ezra Miller no DCEU

(reprodução: DC Comics)

Quem é Jaime Reyes, o novo Besouro Azul?

Quem é Jaime Reys, o novo Besouro Azul?
(reprodução: DC Comics)

Todo o histórico de Dan e Ted como Besouros Azuis é muito interessante e relevante para as páginas dos quadrinhos. Mas atualmente, um jovem texano e de origem mexicana, Jaime Reyes, tem se mantido como o mais poderoso portador do escaravelho.

Um dia, ao voltar da escola, Jaime se deparou com o artefato alienígena (criado pelos Reach) que havia sido perdido pelo Shazam após a morte de Ted Kord. Naquela noite, o escaravelho de anexou ao garoto de forma permanente.

Isso ocorreu na 3ª edição de Crise Infinita (2006). Com isso, Jaime foi convocado pelo Gladiador Dourado e pelo Batman para derrotar o Irmão Olho. Nisso, o novo Besouro Azul fez sua estreia na 5ª edição da saga. E após o fim destas edições, Jaime Reyes inaugurou a sua própria linha de HQs em 2007.

+ Veja também: Batman e Superman | HBO Max e Cartoon Network anunciam 2 novos desenhos para os super-heróis

(reprodução: DC Comics)

Os poderes do atual Besouro são muito variados, sendo que Jaime mantém as habilidades de seus antecessores, adicionando poderes como o de telepatia (pois o escaravelho e ele se comunicam), tradução de qualquer dialeto e idioma, autocura, entre outras pequenas variações.

Além de ser considerado o mais poderoso de todos os Besouros, Jaime Reyes também possui o elo mais forte com a tecnologia ancestral dos Reach. Além de ter participado de adaptações de histórias da DC como na animação Justiça Jovem e no videogame Injustice 2.

O ‘Besouro Azul’ do HBO Max

O filme ‘Besouro Azul’ do HBO Max
(reprodução: NetheRealm Studios / HBO Max)

Após ganhar uma nova linha de HQs solo em 2016 (em Rebirth) o Besouro Azul de Jaime Reyes passou a interessar os executivos da Warner. Por este e outros motivos, o estúdio apostou de vez no personagem e anunciou o seu filme em 2018, com o roteiro do mexicano Gareth Dunnet-Alcocer (que também está roteirizando o novo remake de “Scarface”, via Deadline).

Apesar de fazer certo barulho na época, o projeto só voltou a ter novas atualizações este ano. Quando em fevereiro, tivemos o anúncio de que o diretor porto-riquenho, Ángel Manuel Soto (o primeiro latino a dirigir uma produção da DC) estaria comandando o projeto.

O filme ‘Besouro Azul’ do HBO Max
(Ángel Soto e Gareth Alcocer)

Então em junho, o filme voltou mais uma vez para a boca do povo, quando portais como o Los Angeles Times trouxeram a informação de que a Warner Bros. estaria mirando na exclusividade de futuros filmes da DC para o HBO Max, como Batgirl (com a protagonista recém confirmada), Zatana e Besouro Azul.

Xolo Maridueña será o protagonista de ‘Besouro Azul’

Xolo Maridueña será o protagonista de ‘Besouro Azul’

Nesta última segunda-feira (2), a internet passou a borbulhar com a possibilidade de estarmos próximos de saber quem seria o escolhido para encarnar o protagonista deste projeto. Nisso, o The Wrap cantou a bola de que Xolo Maridueña estaria sendo fortemente cotado como o selecionado para isso.

E não deu outra, hoje (terça-feira, 3 de agosto), o próprio ator confirmou que estará estrelando Besouro Azul. Por meio de seus stories e de seu feed no Instagram, o jovem talento de Cobra Kai compartilhou a informação e a sua empolgação. Vejam:

+ Veja também: What If…? | Data de estreia da nova animação da Marvel no Disney+, 2º trailer e tudo que sabemos

Xolo soube sobre a sua escalação durante um jantar na noite de segunda-feira, por meio do diretor do filme (Ángel) e dos executivos da Warner (via Aaron Couch). Antes disso, todos haviam participado da Premiere Mundial de O Esquadrão Suicida (que estreia no Brasil na próxima quinta, dia 5 de agosto).

Por enquanto, não temos nenhuma data estipulada para o lançamento de Besouro Azul, mas sabemos que o filme terá John Rickard como produtor pela HBO Max e Zev Foreman como produtor executivo.

Ainda, podemos supor que as gravações tenham início ainda em 2021. Por isso, para futuras atualizações, fique de olho por aqui mesmo, no Sanatório Geek!

- Advertisement -spot_imgspot_img
Guilherme Corsino
Olá leitor! Me chamo Guilherme e tenho que admitir que sou fanático pelo universo Geek e cultura pop. Me considero eclético nos meus gostos e busco demonstrar a minha paixão por meio da escrita.

Latest news

- Advertisement -spot_img

Related news

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui